quinta-feira, setembro 7

O Auto da Barca do pastel de Gil ViçAnti


gil
Originally uploaded by antitripa.

O Auto da Barca de Belém - de Gil ViçANTI

Personagens: O galo, o diabo, o anjo e o pastel.
Certo dia estava o diabo a telefonar para o anjo….

Diabo: - Ouve lá ó meu marmelo, preciso de gajas, arranja-se aí alguma coisa?
Anjo: - Vai-te demo, daqui não levas nada.
Diabo: - Quê? De que falas? Então nada aqui pró amigo?
Anjo: - Não tenho amigos de cornos.
Diabo: - Hummm…..sei…..pois entendo…sr. Anjo, nunca nos conhecemos não é?
Anjo: - ……….bip……bip….bip….bip…..

Entra o galo no purgatório e…..

Galo: - É aqui que se reclamam as sentenças finais?
Diabo: - O quê, criatura?
Galo: - Se é aqui que podemos entregar um protesto pela antecipação assim…..ao juízo final?
Diabo: - Não te sei responder, peneirento, mas porque queres saber? Não te enfartaste bem?
Galo: - Nunca! O meu colapso não era destinado a mim, tentaram adiantar o nosso encontro. Mas é aqui ou não?
Diabo: - Olha…..entrega lá então o teu protesto, mas aqui não entras, já vi que vais estar sempre com ursos e recursos, por isso vai cacarejar p’ra outra barca!
Galo: - Maldito sejas belzebu, até tu?

E aborda o anjo:
Galo: - É aqui que se pode apresentar recursos ao juízo final?
Anjo: - Como!?!? Não há recursos ao juízo final!
Galo: - Protesto! Vou já recorrer disto…

Entra o pastel…..
Diabo: - Olha, olha…..um pastel…peço-lhe gajas e ele manda-me pasteis…..
Pastel: - Desculpe?
Diabo: - Sim, não vens a mando do Anjo que não podia falar ao telefone?
Pastel: - De um Anjo? Não….de um anjo precisei eu para não mudar de categoria.
Diabo: - Dasse! Um Galo que quer interpor recursos aos recursos dos recursos….agora um pastel com um raminho de flores e que precisa da ajuda dos anjos? Naaaaa…..vai de retro pastel, na minha barca não quero folhados folheados…..

E o pastel dirige-se ao Anjo:
Pastel: - Posso entrar?
Anjo: - Quem te mandou? Por acaso não trazes microfones, não?
Pastel: - Naaaa, esteja descansado amigo Anjo, jogamos do mesmo lado…..Posso entrar ou não?
Anjo: - Ó meu amigo, sejas bem vindo, entra e permanece por aí.
Pastel: - Sabia que podia contar convosco.
Anjo: - Que bebes?
Pastel: - Pode ser um rose…..Mateus tens?

O Galo que estava sentado a redigir o seu protesto, reparou na amizade que nutriam o Pastel e o Anjo e dirige-se a correr à porta da barca celeste…..

Galo: - Pois então que merda é esta? Esse merdeiro já aqui veio fazer queixa de novo? Vejo que pela cortesia demonstrada terá receptividade….
Anjo: - O quê? De que falas galo confuso?
Galo: - Sim, bem vi que de tan grande trato serviste esse oferecido que por aí entrou. Como é, recebes o meu protesto, ou tenho de recorrer ao Espírito Santo?
Anjo: - Não posso, sabes bem que não posso, são as regras, contudo…..olha…..vamos fazer uma coisa….Primeiro, o que te disse Belzebu?
Galo: - Que lá não entrava….a menos que tu me desses razão.
Anjo: - E de gajas?
Galo: - Gajas???? Quero lá eu saber disso, eu quero é entregar um protesto. Como é, posso ou não?
Anjo: - Olha….Volta ao mefisto e diz-lhe que te quero cá, mas ele tem de assinar em como conhece o teu protesto e em troca eu envio-lhe o que me pediu.

O galo volta à barca de fogo….

Diabo: - Fonix!!!!!Outra vez avícola? Já não te…..
Galo: .- Espera! Vim cá para negociar…o Anjo quer-me lá….mas tens de assinar em como recebeste a minha documentação.
Diabo: - Ehehehehehe….Muámuámuá…..C’aganda nabo me saiu esse branquinho….
Galo: - Espera cornudo, ele diz que te envia o que pediste.
Diabo: - ……Hum?.....É verdade?....Então já estamos a falar com sentid…..espera! Galo, não és da P.J. ou és?
Galo: - P.J.? O que é isso? Providência Jurídica? Se for quero já uma de imediato.
Diabo: - Volta ao anjo e diz-lhe que me mande primeiro…..a “Pauta” e depois tocamos a música.
Galo: - Olha, Merda para ti, p’rai não vou, és muito complicado, já vi que só fazes as coisas com merda em troca! Vai-te satã, podes mudar as tuas caras e os teus cargos mas não deixarás nunca de ser cornudo!

E fica o Diabo a pensar: “Olha-me este….queria entalar-me….então agora que vou deixar de ser porteiro e passar a ser escrivão de secção vinha um galo de merda testar-me? Vai-te peneirento!

O Galo furioso aborda o anjo:
Galo: - Quero saber como é! Entro ou não?
Anjo: - Trouxeste-me a prova assinada?
Galo: - Não trouxe, nem vou trazer, para a barca em chamas não vou, quero esta que é mais orientada. Prometo guardar a documentação e receber flores todos os anos!
Anjo: - Então Belzebu não te assinou nada…….então aqui não entras!
Galo: - Eh pá! Então o que é aquilo? Um pastel a beber vinho? Pois! O Pastel abriu-te as pernas não foi? Vou relatar este facto ao Espírito Santo….onde já se viu….um pastel a beber vinho!

O Anjo danado e desorientado pelo facto do galo ter visto o pastel a beber Mateus Rose logo correu à mesa deste e tirando-lhe a garrafa entregou-a ao galo dizendo:
Anjo: Olha ave enfeitada, leva daqui este rose e volta lá para baixo que aqui não entras e aviso-te já: OU TE CALAS DE VEZ OU AQUI NUNCA MAIS ENTRARÁS!

E dando-lhe um pontapé nas plumas trazeiras….ficou a ver o galo cair….agarrado à sua garrafa de vinho rose....ainda cheia....mas já quente.