terça-feira, abril 22

Campeonatos Conquistados

Antes de mais, gostaria de agradecer o convite endereçado pela equipa d’oAntitripa para escrever neste espaço. Espero que a minha contribuição consiga permanecer ao nível dos fantásticos contributos, de várias pessoas, que já há algum tempo todos nós nos habituamos a acompanhar.


Neste meu primeiro post, começo por ajudar a desmistificar 2 mitos que têm surgido nos últimos tempos por adeptos ligados ao fóculporto, cuja intenção serve para tentar iludir qual o verdadeiro motivo das suas conquistas. Para tais mentes, o Benfica apenas ganhava porque era um clube da ditadura e por isso o fóculporto tem conseguido dominar o futebol português nos últimos 30 anos. Mas ainda se diz algo muito mais grave. Segundo essa corrente do "pensamento", chega-se ao cúmulo de afirmar que o ultimo campeonato ganho pelo Benfica não foi merecido.



Para desmistificar vários mitos nada melhor do que os números, porque esses ao menos não iludem nem manipulam a verdade. Com base numa excelente análise já anteriormente efectuada pelo Vermelhovzky “
Clube da ditadura (????)”:


-- Campeonatos Conquistados –
1934/74
- SLB 50% – Zbording 35% – Fóculporto 12,5% – Pasteis de Belém 2,5% (Ditadura)
1974/94
- SLB 50% – Fóculporto 40% – Zbording 10% (Pós Ditadura)
1994/08
- Fóculporto 71,5% – Zbording 14% – SLB 7% – Axadrezados 7% (Entrada em vigor do actual Regime Jurídico das Federações)


Conclusões
- É falso que o Benfica só tenha vencido por causa da Ditadura. Entre 1934 e 1974 o Benfica venceu 50% dos títulos, e nos 20 anos após a ditadura (1974 a 1994) venceu igualmente 50% dos títulos. Se existiu algum clube da ditadura esse foi certamente o Zbording como se comprova pelos números.

- Na fase da Ditadura e na Era Pós-Ditadura existiram sempre 2 clubes que dominaram o Futebol Português (Na 1ª fase o Benfica e o zbording, e na 2ª fase o Benfica e o fóculporto)


- O fóculporto apenas começou a dominar o futebol português nos últimos 14 anos, e não nos últimos 30 anos como querem fazer crer. Desde 1974 a 1994 o Benfica continuou a ser o clube mais vitorioso e nessa altura o Salazar já não andava por cá há imenso tempo.

- A partir de 1994, verificou-se uma mudança profunda no futebol português surgindo o fóculporto como único clube dominador, algo que nunca tinha acontecido na história (existiam sempre 2 clubes dominadores), e o mais surpreendente é o facto de o Benfica (clube mais dominador) só ter alcançado um único titulo, que ainda por cima é considerado como não tendo sido merecido por parte de alguns adeptos do fóculporto.

E agora importa perguntar:
Qual foi o motivo que levou a que a partir de 1994 o fóculporto fosse o único clube dominador, e o Benfica passasse de 50% de títulos conquistados, ao longo de 60 anos de história do futebol português, para apenas 7% de títulos nos últimos 14 anos?


Em breve, será explicada a forma como foi feito o “golpe” ao poder por parte do “lobby” do fóculporto, cuja intenção também consistia e tem consistido na tentativa de aniquilar o Benfica!