quarta-feira, abril 9

O Triunfo dos Porcos

Lembrei-me da grande história de George Orwell, O Triunfo dos Porcos. Apesar de ser uma alegoria ao comunismo e ao regime soviético, é impressionante como se funde com outra história bem portuguesa. Deixo aqui um resumo "adaptado" da mesma:


Sentido chegar a sua hora, Américo Major de Sá, um velho porco, reúne os animais da quinta para compartilhar um sonho: serem governados por eles próprios, os animais, fora do controlo da Capital.

O velho Américo faleceu 3 dias depois, assumindo a liderança os astutos e jovens porcos Bola-de-Neve Pedroto e Pinto Napoleão da Costa. Após clandestinas reuniões para traçar as estratégias, a Capital, proprietária da quinta, não fazia ideia do que se avizinhava. Deu-se a revolução. Sob o comando dos inteligentes e letrados porcos, os animais passaram a chamar a quinta de Nuorte e aprenderam os 7 Mandamentos, que, a princípio, ganhava a seguinte forma:

1. Qualquer coisa a sul do Douro é inimigo.
2. Qualquer coisa a norte do Douro é amigo.
3. Nenhum animal comerá "fruta".
4. Nenhum animal dormirá em camas.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal roubará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.

Para os animais menos inteligentes do Nuorte, os lideres porcos resumiram os mandamentos apenas à máxima "Norte do Douro bom, Sul do Douro mau" que passou a ser repetido constantemente pelas ovelhas. Após a tentativa frustrada da Capital retomar o poder, Bola-de-Neve Pedroto continuou a lutar bravamente, dedicando todo o seu tempo ao aprimoramento da quinta e da qualidade de vida de todos, mas mesmo assim, Pinto Napoleão da Costa expulsa-o do território, uma traição ao seu antigo companheiro.
Aos poucos e poucos os ideais do Bola-de-neve Pedroto, que morre entretanto, começam a ser corrompidos pelos seus camarados porcos. Estes começam a modificar os mandamentos originais:

3. Nenhum animal comerá "fruta", a não ser que tenha fome.
4. Nenhum animal dormirá em camas com lençóis.
5. Nenhum animla beberá álcool enquanto dorme.
6. Nenhum animal roubará outro animal, a não ser que seja preciso.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais do que outros.

O hino da revolução é banido, já que a sociedade ideal descrita segundo Pinto Napoleão da Costa já teria sido atingida sob o seu comando. A comunidade torna-se numa "República" e Pinto Napoleão, como único candidato, torna-se o presidente por unanimidade. As condições de trabalho vão-se degradando e os animais começam a achar que afinal estavam pior do que antigamente mas eram constantemente lembrados da liberdade proclamada, nos discursos feitos pelos sábios suínos.
For fim, Napoleão, os restantes porcos e umas quantas outras espécies de conveniência celebram em conjunto a produtividade da quinta, enquanto que os outros animais do proclamado Nuorte trabalham arduamente em troca de míseras rações. Os porcos tornaram-se em tudo aquilo que acusavam a Capital de ser.


Adaptado do resumo original da wikipedia pt.