segunda-feira, abril 21

Portugal dos pequeninos

A escolha deste título prende-se com duas situações:
  1. somos um país em que alguns apoiam/defendem/protegem um clube pequeno, regional e dirigido por corruptos
  2. a memória de muitos no nosso país é pequena, curta, inexistente.

Do jogo de ontem pouco haverá a dizer porque se jogou no campo dum clube que já nem deveria andar na principal liga do futebol português. É impossível não sentir inveja de italianos (entre outros) que resolveram o problema de corrupção desportiva em pouco mais de um mês, enquanto que aqui já se vai entrando pelo 5º ano e... nada.

E aqui é que entra o Portugal dos pequeninos. Os mérdia continuam a agir como se nada se passasse, a tratar o clube dirigido por corruptos como se fosse dirigido por gente honesta, e a atribuir mérito a toda e qualquer vitória forjada da colectividade criminosa. É muito triste.

E depois a memória curta (que é como quem diz "manipulação") faz o resto: O fóculporco é presidido por um réu/arguido de crimes de corrupção desportiva, mas isso não interessa. Existem várias escutas em que o incontinente das bufas é "apanhado" a manipular castigos de treinadores e jogadores, adulterar classificações de árbitros e a canalizar "frutinha e cafézinhos" para os quartos de árbitros, mas isso não é importante. Há testemunhos de envelopes entregues a árbitros em casa do peidolas em vésperas de jogos dos porcos azuis, o que não foi desmentido pelo árbitro em causa, mas isso não é relevante.

Como se isso não bastasse, ainda temos um campeonato em que aqueles que não deviam participar (por já deverem andar pelos distritais por direito próprio e pela sua dimensão reduzida) são eterna e constantemente beneficiados, lembrando-me apenas de situações como: expulsões perdoadas quase todas as jornadas a carroceiros que provam bem a escola da escumalha azul/merda (que orgulho que um andré, ou um porquinho santos, ou um jorge bosta devem sentir...), golos depois de cruzamentos efectuados para lá dos placards de publicidade, golos obtidos em fora-de-jogo flagrante, golos obtidos depois de dominar a bola com a mão, penalties inventados a seu favor, penalties perdoados a adversários, etc... mas pelo tratamento dado a estes casos pelos mérdia é porque devem achar que não tem influência.

E o que dizer do caso do leandrinhozão? Inscrito com documentos falsos, como se tivesse menos dois anos, regulamentos bem claros, e nada?!? Quem devia decidir está tão interessado em fazê-lo como no caso apito dourado, e a jornaleirada avençada (assim como os mais do que cansativos CUmentadores e paineleiros) abafam, não procuram saber o desfecho, não perguntam nada a ninguém.

Estão de tal maneira em sintonia que deve haver umas reuniões semanais entre a pseudo-comunicação social e os andrades corruptos para alinhavar estratégias.

É claro que depois há aqueles que "papam" este tipo de jogadinhas. Que acham que tudo o que falei (e não falei de tudo!) não é relevante nem determinante para as competições. Que até talvez preferissem um presidente réu/arguido/corrupto do que um que não o seja. Não é o meu caso. Eu gosto muito de ganhar, mas gosto mais de andar de cabeça bem erguida.

E agora uma ultima palavra para as manfiestações de sábado. Ultima porque várias vezes fiz uma pergunta a que ninguém quis/soube responder: porquê que quem organizou, defendeu e participou nas ditas manif's nunca pensou em fazer o mesmo à porta da liga de clubes, ou da federação, ou de algum jornaleco, ou de alguma estação de rádio ou televisão??? Deve ser uma pergunta complicada... mas o que eu queria dizer é que espero no proximo jogo do Enorme vê-los lá todos, porque eu não falto a um jogo na catedral, seja para o campeonato, seja para as competições europeias, há vários anos!

Sou do Benfica e isso me envaidece...