quinta-feira, maio 1

HÁ MONSTROS E...MONTROS

Engraçado sem ter graça nenhuma, é o facto de dois personagens, em tudo similares terem actuado durante mais de vinte anos.
Refiro-me ao monstro da Áustria e ao Monstro do Porto.
Todos nós e valendo-me de Sigmund Freud, somos como a Lua: temos dois lados e, um que nunca mostramos.
O Monstro da Áustria e o Monstro do Porto sao similares.
No lado que mostram, sao extremamente simpáticos, sujeitos acima de qualquer suspeita, cidadaos respeitáveis, e como alguém disse, "pessoas com quem nao nos importaríamos de partilhar o nosso Natal".
Mas têm o outro lado, tenebroso, que envergonha o ser humano que todos nós somos.
No caso do Monstro austríaco, embora nos horrorize, terao que ser os austríacos a lidar com o inenarrável, e solucionar um caso que chocou as consciências de todo o Mundo.
Do mesmo modo o caso do Monstro do Porto, o seu lado lunar, lado obscuro e sórdido, é mesmo de arrepiar.
Vejamos:
Para nao ir mais longe, do que se lembrou o Monstro? Houve um episódio numa escola pública à volta dum telemóvel, lamentável, mas até disso e estupidamente o Monstro se quis aproveitar e mandou a re-esposa Filó-leva-na-Tromba, dizer o quê?
- que foi agredida e apresentou queixa? Nada disso: "o meu marido é uma pessoa sensível, o meu marido preocupa-se com isto e mais aquilo, o meu marido, o meu marido e o meu marido".
Lindo de morrer.
Logo a seguir o Monstro, vem dizer que foi mais que ingénuo, foi estúpido em ter deixado a Filó, que esta foi, é, e será o grande amor da sua vida.
Que todos os dias pensava nela.
Principalmente das sovas que lhe mandou dar. Digo eu.
Comoventes até às lágrimas, estas juras de amor.
Já agora: quando ele visitou o Papa(o de Roma), quem ia com ele? Tao católico e mentiu ao Papa?
Tao preocupado, com os problemas dos jovens, nao se preocupou com o uso da cocaína por Jardel, na altura um jovem ao serviço do clube da fruta para dormir?
E que dizer das agressoes a jornalistas, desapertar de parafusos de jantes, pidás.
É que no nosso lado obscuro, estao "acontecenças" de que nos envergonhamos sejam quais forem, estao coisas tao íntimas de que nos arrependemos, ou que por algum motivo nao queremos assumir.
No lado obscuro do Monstro, cabem agressoes (Filó apaixonada, Carolina, jornalistas, magistrados..), redes de contrabando (Aveiro Conection, dentes de elefante e que sei eu mais?), crimes de homicídio, (pidás e c.ª ldª.), que ele escondia mandando executar.
Mas...
A questao quanto a mim é outra: é que, inteligente como é, o Monstro tenta desviar as atençoes da sua verdadeira natureza, e para isso serve-se da rede tentacular que criou há 30 anos e tem vido a aperfeiçoar e a consolidar.
Vejam só a procissao de "individualidades"qual delas a exceder-se em loas, que juram a pés juntos que o Monstro é um modelo de virtudes...até um ex-Presidente da República, políticos mais que muitos e vou parar por aqui.
A questao que ponho aqui é que nao é só o Futebol. Esse o triste e desgraçado futebolzinho português apenas e só, serve de capa.
A questao é que o Monstro, inebriado pelo seu êxito, estendeu e bem os tentáculos, e extravasou a corriqueira corrupçao no futebol.
É o Império(ou Eixo) do Mal, que Reagan estupidamente chamou à ex-U.R.S.S..