sábado, maio 10

PAN ET CIRCENS

Venho aqui escrever depois de ver a foto de Manuel do Laço a chorar, pela despromoçao do seu Boavista.
Nao me interesso nem mais nem menos do Boavista, do que por outro Clube qualquer.
Mas interesso-me isso sim pelo sofrimento daquele Homem, cujo crime é amar o seu Clube do coraçao, seguir a vida do seu Xadrez, pautar a sua existência pelo pulsar do Boavista.
Para ele que as verte, sao lágrimas de dor e sofrimento, para mim que as vejo, sao lágrimas de revolta e indignaçao.
Ingénuo, deixou-se embalar pelos cantos de sereia duma qualquer famiglia, que pasme-se!!! o respectivo patriarca ocupa despudoradamente altos postos políticos, ademais de uma procissao de outros cargos nao menos importantes e bem mais rentáveis.
As lágrimas de Manuel do Laço, tocam-nos a todos, todos nós os que queremos e acreditamos na honestidade e na verdade, como dos mais altos valores humanos, choramos aquelas lágrimas.
Ele chora o seu Boavista.
Nós choramos o nosso desporto favorito, e tanto ele como nós, acordamos e damos conta que estamos afinal, a viver um pesadelo, atraiçoados que fomos, na alegria da convivência e disputa sadia, e principalmente na confiança que as regras seriam limpas, e por isso mesmo iguais para todos.
Nao choro o meu Benfica, pois que entre os valores que ao longo da minha já dilatada existência, o meu Glorioso me foi inculcando estao a honestidade, honradez, em suma "glória aos vencedores honra aos vencidos".
Choro isso sim o Desporto em geral e o Futebol em particular, cujo baluarte maior era e é o Glorioso, Bandeira de Portugal no Estrangeiro, polo aglutinador duma Lusofonia, Espaço Mítico que congrega todas as etnias humanas, por isso o Orgulho maior de no Sagrado Emblema, estarem representadas todas as cores.
Pois é.
Deixaram transformar o Portugal Desportivo num vespeiro, donde emana uma acçao persecutória ao Clube do meu coraçao.
Mas até nisso demos uma liçao do tamanho do Mundo.
Mantivémos firmes a determinaçao de lutar contra tudo e todos, e tivemos um Presidente à altura.
Uma palavra a Dias da Cunha, a quem muito respeitosamente inclino a cabeça, numa saudaçao sincera.
Que está à espera o Governo de Portugal para actuar, já que o inepto secretário de Estado do Desporto, arrogante e vaidoso, apenas serve para figura decorativa de um qualquer debate menor?
Pois é Manuel do Laço: sem deixar de te lembrar que já os Romanos diziam pan et circens, e eles lá sabiam porquê, garanto-te que eu e atrevo-me a dizer todos os Benfiquistas, nos sentimos solidários contigo, hoje por hoje, somos todos Manuel do Laço..