terça-feira, maio 6

HAJA DEUS

Respira-se uma paz pôdre no futebolzinho tuga.
Nota-se que perdida a época no que ao Benfica diz respeito, os inimigos perderam a sua razao de ser e estao desencantados, porque nao têm mais onde "atacar".
É isso: vivem em funçao do Benfica.
E o resto sao cantigas.
Mas isto nao nos deve desviar do nosso objectivo.
Escalpelizar a paupérrima época que o nosso Benfica fez.
Vamos por partes para ver se chegamos ao todo.
Como nao pode deixar de ser, há que começar pelos jogadores.
E chego à assustadora conclusao que, ao invés do que diziam, o balneário do Benfica deveria ter
sido um saco de gatos...todos a arranharem-se.
Penso muito sinceramente, que há um "núcleo duro" de vacas sagradas de jogadores que se arrogaram donos do Clube, e sobrepuseram-se ao próprio Treinador.
O triste episódio de Setúbal, terá sido o Grito do Ipiranga, dos jogadores "desalinhados"?
É que só depois disso Katsou, disse que tinha problemas de saudades da Família. E esse episódio deu-se "contra" um dos jogadores mais na ribalta, um dos capitaes: Luisao, apontado como um dos "tais".
Depois tivemos a miserável, nao tenhamos medo das palavras, época de Nuno Gomes. Apontado como uma das vacas sagradas, Nuno Gomes resguardou-se, toda a época, porque sabe que vai ao ... Europeu.
Seguro no Benfica, havia que garantir a ida á montra de jogadores europeia, e uma lesao deitaria tudo a perder. E muito esforço chegaria cansado a Junho.
Ciente disto, dá uma "oportuna entrevista", onde "portunamente" acaba por dizer que gostaria de acabar a carreira no Benfica.
Pois é: já nao tem mais nenhuma oportunidade para ir a um grande certame internacional.
De Petit, digo exactamente o mesmo de Nuno Gomes. Por isso nao estou para me repetir.
Rui Costa:
Aqui a coisa chia mais fino. Desde já digo que nunca concordei com a inclusao de do Rui na equipa do Benfica. Já lá vou.
Eu penso que Rui Costa foi desde o primeiro dia hostilizado pelas vacas sagradas. Grande jogador, com renome, vem para o Clube, é endeusado pelos Adeptos e mérdias.
Tenho a firme opiniao que Rui Costa foi a causa de ciúmes no balneário.
Foi um jogador que "veio de novo", e logo passou para 2º plano as nossas peças de porcelana.
E pior que tudo, ainda jogador, o Presidente fêz o favor de o nomear Director Desportivo.
Quer dizer: além de ser o menino querido, ainda por cima, Luís Filipe Vieira o colocou num patamar acima de todos os outros.
Já todos perdemos óptimas ocasioes para estar calados, mas esta, foi das melhores que o Presidente perdeu.
Os jornais ajudaram à festa, pois semana após semana invariavelmente o colocavam no topo das exibiçoes. Sempre o melhor e o único "com classe".Convenhamos que isto para o "ego" dos que se consideravam "craques" foi de mais.
Nao concordei com o tempo de jogo e o protagonismo na manobra da Equipa dado a Rui Costa, pois pese a todo o talento, sao os 35/36 anos, e anos num campeonato onde a rotaçao e a kilometragem estao a anos-luz do futebolzinho tuga..
Reparem: Rui Costa, sem lhe retirar o valor, que é imenso, "tapou" uma das promessas, e temos muitas. Promessa que hoje estaria um "jogador feito", já com muitos minutos de jogo nas pernas.
Quem sabe nunca esquece, tudo bem, por isso era altura de se "lançar às feras" um jovem.
E evitávamos levar uma bofetada de luva branca na última jornada: Fábio Coentrao.
Mas numa coisa dou razao ao Presidente: temos a melhor equipa dos últimos dez anos: façam contas aos jovens talentosos que estao a perder, ou porque os dispensam, ou porque nao os poem a jogar.