domingo, dezembro 28

A TORRE DE PISA

Sempre desconfiei, e muito das chamadas "arbitragens à inglesa".
É que os árbitros ingleses nao sao, de modo algum míopes e, vêem bem para os dois lados do campo.
Indistintamente das equipas em confronto.
Desconfiei sempre, e muito mais de árbitros portugueses(árbitros???), que se ufanam disso.
Se repararmos bem todos oa apafes, têm 50% de árbitros à inglesa.
Restritos no que ao Benfica faz jus, à larga no que ao Benfica é prejudicial.
Nao se trata, "só" do sr. major, todos os outros ao longo do tempo têm sido assim, mais propriamente ao longo dos últimos 30 anos, habilidosos porque manhosos, cimentando um sistema destinado a favorecer um clube internacionalmente conhecido como Batoteiro, outro que se poe em bicos dos pés para chegar aos calcanhares do Glorioso, sistema esse que as autoridades portuguesas de maos nos bolsos vao assobiando para o lado...oposto, esperando nem se sabe bem o quê.
Mas a verdade, é que a arbitragem do sr. major, foi a gota de água que fêz transbordar a taça da ignomínia.
Pensava-se, erradamente, que havia um ou outro árbitro honesto, o sr major veio célere, desmentir, sem lugar a dúvidas, quanto estávamos errados.
Todos os árbitros sao corruptos em Portugal, os que nao o forem nao estarao garantidamente no quadro principal.
A questao que se poe, quanto a mim, é muito mais abrangente.
O sistema como todos os sistemas, tem o seu calcanhar de Aquiles.
E este nao foge à regra.
Este sistema foi montado, nao se duvide, baseado na filosofia de ganhar dinheiro, nem que para isso se atropelem os mais elementares conceitos da decência.
O que efectivamente acontece.
Habituados ao bolo do "dinheiro fácil uefeiro", sempre vao deixando cair uma migalhas, avidamente recolhidas por indivíduos de coluna vertebral bem maleável.
Mas, e aqui está o arrpiante da questao, os largos dias que têm 100 anos, servem para negócios que só espantam porque as autoridades nao os combatem:
- pois nao é que dizem que há um contentor no porto de Matosinhos, carregadinho de dentes de elefante, e que o destinatário nao o reclama?
- pois nao dizem que a coberto da melhor organizaçao do País, circulam diamantes?
- pois nao é que dizem que a coberto dos negócios estratosféricos com jogadores de nível mediano, se faz contrabando de armas?
Mas uma coisa é certa, o dinheiro dessa exemplar organizaçao é fêmea.
A saber: o símio, chefe de claque, ganhando 1000€ mensais(onde?), tem 2 Porsche, vivenda e que sei mais? O número "infindável" de salários pagos a jogadores, colocados um pouco por todo o País, e que normalmente se lesionam a apertar as botas quando jogam contra D.Cor(no)leone?
Quanto ao sr. major, deveria demitir-se do Exército, como o outro major, que aliás foi expulso.
Envergonha-se a ele e a uma Instituiçao que quer queiramos quer nao, tem que se reger, por uma verticalidade, à prova de quaisquer ventos e marés.
Pergunto como pode este sr. ser um oficial superior duma Instituiçao que ao longo dos séculos nos habituou a uma nobreza de procedimentos?
É que o sr major, fêz o que fêz deliberada e conscientemente, e ao ler e ouvir a unanimidade de críticas e denúncias(muitas delas vindas de inimigos do Benfica, outras de serventuários da Mafia), optou vergosomente por se desdobrar em patéticas entrevistas, tentando justificar o injustificável, numa "fuga para a frente", hilariante e perfeitamente idiota.
E criando delirantemente factos, para desviar as atençoes, como os insultos do Capitao Glorioso.
É que para o sr. major a Torre de Pisa está direita, o Mundo é que está inclinado.