quinta-feira, janeiro 29

A FUNDAÇAO FICÇAO

Cabe-me a subida honra de dirigir a V.Exª, umas modestas palavras, que nao refletem a grandeza do homem, que em tao boa hora se alcandorou ao posto de presidente do nosso clube.
Sao tantas e tao variadas as acçoes de V.Exª, que na minha pequenez nem sei por onde começar.
Ao contrário de V.Exª que começou, e muito bem, por enrolar o Conde Redondo, e a sua brôa de Avintes, com promessas de uma futura presidência, que depois nao cumpriu.
Quanto a mim, foi uma manobra brilhante, faltar à palavra, é política. E como dizia Bismarck, política é retirar ao inimigo, os meios para nos prejudicar.
Recordo, o desvelo e carinho, com que V.Exª, tratou os jornalistas portugueses, a tal ponto que hoje sao unânimes em reconhecer o brilhante homem que é V.Exª, a tal ponto que só têm palavras elogiosas para si, e para o nosso clube.
Os maledicentes, dizem que através de compadrios, assaltou V.Exª o poder no futebol português.
Evidentemente é mentira.
Homem de grande visao estratégica, colocou o nosso clube, na senda das vitórias, o que muito nos orgulha.
Assim é que, ao invés dos outros, preocupou-se e continua a preocupar-se V.Exª com os árbitros portugas, a tal ponto que reconhecendo as dificuldades porque passam, lhes proporciona viagens ao Brasil por exemplo.
Quem faz isto e de forma tao desinteressada? Só o grande homem que é V.Exª.
Internamente nao admite V.Exª discussao, e no plano internacional, disponibilizou, como bom anfitriao, fruta e chocolatinhos, para os árbitros poderem dormir, e no outro dia estarem em condiçoes de arbitrar melhor...para nós claro.
Bom, alguns dizem e escrevem livros a denunciar jogadas de bastidores efectuadas sob a sua brilhante direcçao.
Bom, isso é de somenos importância, até porque nao há bela sem senao.
Depressa o País reconheceu a sua estatura moral, a ponto de a própria polícia o avisar que ia ser engavetado, numa acçao meritória, que revela que a palavra solidariedade nao é um conceito vao.
E claro com toda a naturalidade, reconhecendo a seu tremendo carisma associaram-se os juízes e outros orgaos de poder, tendo atingido o ponto alto num jantar na assembleia da república...pago por todos nós.
Exerce V.Exª, uma atracçao irresistível principalmente nos políticos, que lhe prodigalizam instalaçoes, com dinheiros públicos, ao preço da uva mijona.
Só uma palavra: brilhantérrimo.
Merece V.Exª ter um lugar à direita de Deus Pai, quando morrer, que esperemos seja muito tarde.
Devoto de Nª Srª de Fátima (há quem diga que a sua imagem de vez em quando aparece com lágrimas), a sua acçao e organizaçao, tocou fundo nas gentes mais carenciadas, e disso é prova insofismável, o amor e carinho, que lhe dedicam as gentes da Ribeira. pois além do mais, teve sempre a preocupaçao
Nao gostaram os de Palermo que Mourinho os comparasse a eles? Nem sabem esses mafiosos, o que perdem.
Sob o seu reinado, entrou o nosso clube no Guiness.
Aquela cerimónia de atirar avioes de papel foi única e irrepetível, mas, logo as más línguas disseram, que esses avioes de papel que nos fizeram entrar na História, eram as facturas das viagens dos árbitros, dos relógios de ouro oferecidos a ex-primeiro ministros, dos apitos...dourados, dos cafés, fruta e chocolatinhos.
Mesmo que isso seja verdade, quanto a mim foi brilhante esta acçao estratégica.
E M. Platini chamou-o batoteiro? Que vil e torpe acusaçao sem fundamento.
Ele acusou-o de batoteiro, porque é Platini e nao Douratini, como os de Gondomar, por exemplo.
A nossa Fundaçao, hoje inaugurada, será a testemunha do perfil grandioso às geraçoes futuras, do benfeitor emérito que é V.Exª.
E antecipando-nos a tudo e a todos, já tínhamos o porco canal, onde pontifica a extremosa re-esposa de V.ª Exª.
Por tudo isto e, muito mais que nao digo, porque nao saíria daqui nos próximos 365 dias, peço sr. presidente que seja penhor de toda a minha admiraçao bem como dos bares de alterne da nossa bela cidade.