segunda-feira, janeiro 26

O fora-de-jogo de Tomás Costa

Este post serve para esclarecer alguns grunhos portistas que ainda pensam que o golo do Tomás Costa foi mal anulado no jogo Braga x porcos. E já agora, aproveitamos também para esclarecer estes dois morcões que disseram a seguinte barbaridade que o Vermelhovzky reparou e bem:

41'
Tomás Costa está em posição irregular? É bem anulado o golo ao FC Porto?

Jorge Coroado

-
Quando a bola embateu no poste, ressalta para Hulk. Este passa para Tomás Costa, que neste exacto momento tinha mais do que dois adversários a colocá-lo em posição regular.

Rosa Santos

-
Não há qualquer fora-de-jogo. No momento do passe, Tomás Costa está em linha com o penúltimo defesa, que neste caso até era o guarda-redes Eduardo. Como tal, o assistente errou mais uma vez.




Sim, estas duas bestas tiveram a coragem (ou melhor, a burrice) de dizer que Tomás Costa estava em jogo.

Mas comecemos por revisitar a Lei 11 do Futebol:

Um jogador encontra-se em posição fora-de-jogo se:
- estiver mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o
penúltimo adversário

Leram bem? PENÚLTIMO adversário, nem que seja o guarda-redes!

A sporcotv também parece desconhecer a regra do penúltimo adversário já que ao traçar a linha (desta vez até está paralela) de fora-de-jogo fê-lo a partir do último adversário, tentado pôr desenvergonhadamente o Tomás Costa em jogo. Mais uma pérola do software:




No entanto, essa linha mal traçada só ajuda a provar o nosso caso pois se Tomás Costa está em linha com o último quer dizer que, pelas leis da física e como mostra o vídeo, está adiantado em relação ao penúltimo e como tal, não há qualquer dúvida que existe fora-de-jogo.

É tão fácil de entender.