terça-feira, fevereiro 3

A MOSCA TSÉ-TSÉ

A mosca tsé-tsé, que como todos sabemos é uma praga que tortura ainda mais a martirizada África.
Entre outras coisas provoca sonolência, um estado de letargia e apatia, que nao raras vezes conduz à morte.
Encontra-se esta mosca só em África entre os paralelos 15 a norte e 20 a sul.
Mas que digo eu? Só em África?
Qualquer um que tenha visto o jogo do Belém com os Porcos, terá notado que afinal a mosca tsé-tsé, já passou o estreito de Gibraltar, mas só em direcçao a Portugal.
Tal comoa doença, que quando o tripanassoma já invadiu o corpo do doente, este apresenta alteraçoes de humor, imprevisíveis. Passa da euforia à letargia em instantes.
E nao é que em Belém aconteceu mesmo?
Da euforia com que foi pedida e correspondida, a "homenagem" a D.Cor(no)leone, passou-se logo a partir do primeiro minuto de jogo para uma sonolência e letargia, próprias de quem foi picado pela tsé-tsé.
Aqueles defesas do Belém Tsé-Tsé, se é que lhes posso chamar assim, moviam-se com a velocidade dum disco de vinil de 16 rotaçoes por minuto, e entao o guarda-redes, entrou mesmo num estado comatoso: nos três golos só o ter sido picado pela mosca maldita, explica a facilidade com que os consentiu.
Também na Chicago dos anos 20 e 30, Alphonse Gabriel Capone ou Alphonse Scarface Capone, Al Capone por fim, distribuia donativos pelos pobres e obras de caridade.
Só para que conste.
Podem dizer-me, que o que aconteceu foi um fenómeno esporádico e localizado.
Nada mais enganoso.
A doença do sono, em jogos contra o clube batoteiro, ataca já em vários pontos do País.
E já vai para 30 anos, sem que nunca tenha sido combatida.
Sem pachorra para os estar a enumerar, aconselho a que atentem bem, na estranha(ou talvez nao) inacçao que toma conta de tantas equipas tsé-tsé, que estranhamente, ou talvez nao, parecem ostentar uma saúde de ferro, pricipalmente nas botas, quando jogam contra o Glorioso.
De resto, parece-me que o Benfica, continua a dar, alegremente, tiros no pé.
Nao é que emprestou Zoro, a um clube inimigo, sem dignidade nenhuma?
Se esse clube está mal, a que propósito vamos nós ajudar? Ou será que nos tranformámos numa sucursal do clube da fruta? Os que o clube da fruta já nao pode ajudar mais, vamos nós pressurosamente dar a mao?
Que desça de divisao, que vá para os Distritais, que desapareça, mas que vá também pedir ao Padrinho que o tire de apertos.
Afinal que é isto?
Peço a todos os meus Deuses, que Zoro se lesione gravemente (até Junho), no primeiro treino.
Nem que seja a apertar as botas.