quarta-feira, março 11

POBRE FUTEBOL

Vi, para meu deleite, o jogo de ontem em Munique, um espectáculo impróprio para menores de 18 anos, em que nem sequer se dignarm pôr a bolinha vermelha no canto superior direito dos ecrans de tv.
No correr daquele massacre, dei comigo a pensar, nas muitas sinapses...nervosas, que se passam no futebol tuga, e que concorrem para espectáculos daquele género que em nada ficam a dever à destruiçao de Sodoma e Gomorra.
Prende-se aquele espectáculo macabro, com os apafes, quinhentinhos, envelopes vazios com 2500€, que juízes acham ridículo face ao modus operandi dos árbitros, ao centro de treinos do Olibal, tribunal de Cagaia...e um intermeninável testamento de podridao e corrupçao.
Como?
Há cerca de 30 anos, foi dado início a uma dominaçao do futebolzinho tuga, visando "produzir dinheiro", para os bolsos de mafiosos, travestidos de "a melhor organizaçao do País".
E é.
Só que falta uma palavra, a saber: mafiosa.
O esquema, era duma simplicidade espantosa, pois dirigente que queria fazer figura no futebol, através da equipa da santa terrinha, pagava bem, muito bem mesmo, ao Polvo, para "comprar"árbitros, que através duma arbitragem manhosa possibilitava certas surpresas.
Isto mesmo foi confirmado por quem estava por dentro do esquema, no julgamento mais mediático do momento, nao denunciou.
Para espanto das moscas que estavam nas paredes da sala, tal era o cheiro pútrido, de todo este processo.
Com o beneplácito de quem deveria ter combatido duramente tal desiderato, o Polvo nasceu, cresceu, e estendeu os tentáculos, asfixiando a Sociedade.
Dominada a imprensa e colocados os jornalistas subservientes, por suborno agressao ou outra causa qualquer, ninguém denunciou, a tramóia.
Houve encosto ao poder político, acompanhado de oferendas e promessas de votos. Como alvo primordial as autarquias, mas nao só. Sabe-se que um relógio de ouro, foi oferecido a um ex-primeiro ministro.
E troca de favores e tráfico de influências e...e...e.
Pergunto na minha ignorância porque foram admitidos a depôr um ex-amante da denunciante, que enquanto esteve como amásio, nada denunciou de viagens a Lisboa, um indivíduo que teve um caso amoroso e enviou o filho a dois dias de arbitrar um jogo.
Por falar disso, que é feito do filho? Porque nao depoe? Ou acreditam que está doente? E a estremosa mae, corneada pelo digno papá, nada diz?
Donde conhecia o papá, o agente de jogadores, para lhe confiar o filhinho de Braga ao Porto?
E nao tinha ninguém melhor qualificado para lhe dar conselhos matrimoniais do que um indivíduo que já casou 3(TRÊS) vezes, mandou agredir as mulheres que se divorciou, o filho nao lhe fala, e é frequentador e consumidor compulsivo de casas de alterne?
Lindo...
Isto tudo, enfraqueceu o pobre futebol tuga, as equipas nao têm competitividade, pois só fazem dois jogos a sério por ano, que é contra o Benfica.
E contra o grande C.A.C.A., abrem as perninhas, fazem penaltis ridículos.
Consequências: o C.A.C.A., através dos árbitros ganha campeonatos e vai sempre à Champions.
o C.A.C.A., tem a equipa sempre fresquinha, pois dentro de muros, nao faz o mínimo esforço.
Mas os 67 jogadores (salvo erro) espalhados pelo País, e que se lesionam na semana de jogar com o C:A.C.A. ou têm amarelos oportunos, têm que ser pagos e há que arranjar dinheiro.
Espero voltar a este assunto: é que o desculpamento de Giorgio di Bufa, ainda nao terminou.