quarta-feira, abril 29

NOTAS SOLTAS

Infantilismos, histerismos e memórias curtas

Os serventuários e patrões do clube condenado por tentativa de corrupção desportiva fizeram aqui há anos um escarcéu de hipotética zombaria sobre a célebre frase «deixem jogar o Mantorras», salvo erro ou omissão, no tempo em este era pupilo do professor Jesualdo.
E tanto que o deixaram jogar que lhe roubaram a carreira com sarrafadas muito bem compreendidas pelos árbitros da fruta e envelopes. E Mantorras era só, também, uma das mais promissoras certezas a despontar, um exemplo típico de fenómeno futebolístico ainda a desabrochar.
Naquela altura, ainda não se divisava a choradeira de Paulo Bento.
Agora, copistas maltrapilhos de ginjeira, foi a vez da dita catrefa de pandilhas vir reclamar «deixem jogar o Hulk, deixem jogar o Hulk»! A seguir, vociferam contra os árbitros, uns bigorrilhas que não sancionam o jogo violento dos virtuosos, conquanto estes lhes ofereçam constantemente as lisonjas das belas ajudas no seu arbitrar!

É só ufania e bizarrice, acompanhadas de sandice. Então, porque não bradam contra o jogo sarrafeiro e brutamontes de Bruno – mais conhecido por bruto – Alves, de cujas sarrafadas muitas mazelas outros sofreram na pele? Comecem por pedir o justo castigo contra esse sarrafaçana!
É evidente que, nem assim, teriam moral alguma para pedir o que pedem. Eles são os agentes de toda a podridão que enlameia o futebol português. Depois, Bruto – ou bruto – Alves não é nenhum virtuoso, a não ser da traulitada. Por isso, os árbitros não deviam protegê-lo, de acordo com o estrábico apelo do clube corrupto condenado. Mas protegem, assim como a justiça desportiva. Quantos sumaríssimos? Se jogasse noutro clube…

Tudo isso é, porém, um mero disfarce. O que eles estão é a avisar os árbitros: “cuidado, o campeonato ainda não está no papo”!
“E manda quem pode e obedece quem tem juízo”!

Desta vez a choradeira estendeu-se a Miguel Sousa Tavares. Invectivou os árbitros, como todos sabem, na sua maioria amigos do seu clube condenado por tentativa de corrupção desportiva, e bradou à farta contra Paulo Bento e a sua histeria choramingas.
Miguel Sousa Tavares é, obviamente, um prosador de memórias curtas e, dizem, muitas vezes confusas. Aceita-se que ele esteja zangado contra o jogador que deu a traulitada em Hulk, é um jogador do seu clube! Certamente, foi um rapaz a que o seu presidente não ajudou a pagar os oito meses que tem de ordenados em atraso. Foi uma forma simples de chamar a atenção ao verdadeiro amo do seu clube, já que aquele que lá está é apenas virtual e não paga nada.
Não fosse a memória curta e confusa e era provável que Miguel Sousa Tavares se tivesse lembrado de que o tal Ney aprendeu porventura numa boa escola, sempre conhecida e catalogada como a melhor escola da trancada, parte pernas e queixadas, do país. Falamos da escola de Paulinho Santos, para não falar da de um tal André e mesmo de um Jaime Pacheco, estes uns anitos antes, que também a frequentaram com distinção. Um escola distinta que tem em Bruno – ou bruto – Alves o expoente máximo dos nossos tempos.

Miguel Sousa Tavares não se lembrou de tal coisa, óbvia e convenientemente! O seu clube e dirigentes, é tudo gente de boa compostura que até precisa de guarda pessoal para enfeite, assim à tipo jagunços do sertão brasileiro, exportador, ao que dizem, da fruta que oferecem! Claro, quando necessário for, essa guarda pessoal pode arranjar uns ameaços de tirinhos ao alvo, nos próprios e nas famílias, não tirinhos de chuteira e biqueirada mas de pistola, nas canelas ou na tola de quem sai da linha.
Eles e Miguel Sousa Tavares – e só para recordar o exemplar mais recente da sua sapiente escola sarrafeira, embora não de suas obtusas memórias – obliteraram, assim, os anos a fio em que Paulinho Santos andou a quebrar queixadas e narizes a um dos mais talentosos jogadores seu contemporâneo, não se inibindo de, na sua safra sarrafeira, partir uma pernita aqui, uma pernita acolá…
São seres de memórias constantemente obnubiladas quando se trata de ver a trave estrábica que lhes torna a vesguice seleccionada e bem direccionada!

Mas a disputa com Paulo Bento, o chorão, é lá com eles, as comadres também se zangam às vezes!

Há, no entanto, uma frase curiosa de Miguel Sousa Tavares. Curiosa porque ela é um exemplo confesso de que, por vezes, memórias históricas nem sempre muito exigentes e concisas, num estado de letargia e de algum desconcerto, podem dizer verdades não desejadas porque incómodas e embaraçosas.
Escreve Miguel Sousa Tavares a certo ponto da sua chinfrineira contra Paulo Bento e referindo-se a este:

«não sei se é assim que esperam ganhar campeonatos, mas é assim que esperam ganhar a lenda: mentir, tantas e tantas vezes, até que se crie a ideia de que a mentira é verdade. Não inventaram nada.»

Estão a topar a conversa?
Miguel Sousa Tavares aprendeu e bem do que a casa gasta, a sua casa, a do seu clube e presidente e assistentes do presidente, principalmente a tal “gente pequenina” de que ele tanto se queixa!
Então, Miguel Sousa Tavares?!!! Não tem sido precisamente isso e apenas isso que tem feito o seu clube, o seu presidente e toda a “gente pequenina” que o tem rodeado durante todo o seu reinado?!!!
Mentir, mentir, mentir?!!!
Mentir com Calabote que se alguém ajudou foi o FC Porto! Mentir com o clube do regime que foi o FC do Porto e o seu confrade serventuário do Lumiar! Sabe em que data foi inaugurado o Estádio das Antas? Sabe quem o pagou?
Até a história do pai e da nascença do vosso clube vocês aldrabaram, com mentiras e mais mentiras!

Miguel Sousa Tavares tem inteira razão! Paulo Bento e os outros dirigentes sportinguistas e chorões não inventaram nada, de nada!
Muito menos acerca de mentiras e mais mentiras! Nem possuem a mínima sapiência para tal feito, pobres coitados paus mandados!
Mas tenha paciência! Não são eles vossos servos submissos? Então, não se zangue! Eles sempre vão conseguindo soletrar umas coisitas do vosso enorme sabichar!

Agora, Benfiquistas, reparem neste desconcerto de sandeus! Os serventes do Sporting avisam os árbitros, no meio de uma choradeira infinda, contra o Benfica!
O FC Porto, amo e senhor, parece estar preocupado com o seu satélite e pau mandado ou, como dizia Bento chorão, “parecem nervosos”…
Nervosos porquê, se o Sporting, incluindo Bento, aio-chorão, já assumiram claramente o seu papel de subalternos que não vão incomodar o dono e querem lutar apenas pelo segundo lugar?!!!

Sinceramente, o que faltava agora a este desgraçado futebol pátrio era a histeria colectiva dos dois compadres, um o amo e outro o servo, certamente, mas compadres, caramba!


Arrufos e segredos do passado

Bem, é preciso salientar a propósito, num avivar de memórias, que já houve os seus arrufos entre Pinto da Costa e Soares Franco! Eu relembro.
Para um certo jogo entre Sporting e FC Porto, Pinto da Costa fazia queixinhas ao seu braço direito das classificações e prémios para árbitros amigos, um tal Pinto de Sousa, também um dos arguidos e acusados de batotice desportiva em alto grau.
Pinto da Costa queria Martins dos Santos, outro corrupto, só que este foi condenado mesmo na justiça civil.
Pinto de Sousa respondeu-lhe que o Sporting já tinha escolhido – não se admirem, ele disse “escolhido” – por acaso ou sem acaso, outro árbitro que dá pelo nome de Duarte Gomes! Lembram-se ainda do aconselhado bem retemperado com um cafezinho?
Isso, esse mesmo!

A falta de acordo entre Pinto da Costa e Soares Franco levou o pau mandado a declarar solenemente:

«o papa está a morrer» …

Ao que Pinto da Costa retorquiu:

«nunca mais Soares Franco terá oportunidade de me cumprimentar» …

E agora outra novidade…

Pinto da Costa também revelou a Pinto de Sousa – facto comprovado em determinada escuta telefónica – que o Sporting pressionava a escolha de Lucílio Baptista ou de Carlos Xistra para arbitrar certo jogo.

Perante estes factos e feitos de sandeu – e antes de outras considerações sobre o cerne da novidade – não sei por que hão-de preocupar-se tanto em ver Pinto da Costa e Soares Franco lado a lado nas tribunas do Dragão e de Alvalade. Agora compreendo aquele ar sisudo de ambos, em especial de Soares Franco que eu, avisado pelas palavras do papa, pensava serem devidas à hora tardia ou, para ser mais claro, depois do almoço, momento a partir do qual, face ao decreto papal, Franco não diz coisa com coisa!
Afinal, não é por isso! É que, apesar da proximidade, não há oportunidade de Franco cumprimentar Pinto da Costa! E, por outro lado, o olhar e o fácies tristonhos de Franco são devidos à proximidade do profético anunciar da morte do papa. São a homenagem ao profetizado moribundo!

Lá o facto de Lucílio e Xistra serem tão ostracisados no presente quanto acarinhados no antigamente, é próprio de reviralhos consequentes.
Mas o que mais impressiona (!) é o auto-de-fé de tão apregoada e elogiada virtuosidade ruir em pedaços de sandice, perante as escolhas pressionantes dos árbitros ouvidas nas escutas!

O Sporting, afinal, também pressionou directamente a escolha de certos árbitros!
É que o papa não mente! Apela à justiça divina, depois de bem ajuramentado!
Bem, num desconchavo de fidelíssima virtude, mentiu cristamente ao Papa, o verdadeiro!

E esta, José António Lima?!!! O seu Sporting está mesmo limpinho dessas coisas arbitrais!...