quinta-feira, setembro 17

"COLUMBOFILIAS..."

Este é um “pombo” já sem substracto.
É um esqueleto com a espinha dorsal curvada.
Nunca saberemos se foi um zagalote de pequeno calibre ou a gripe das aves que o transformaram nesta peça de museu.

No entanto, na Mãe Natureza há fenómenos do arco-da-velha. É que há pombos vivos que apresentam já essa característica que observamos na imagem acima – têm a coluna vertebral dobrada e também já não têm substrato.

A descrição desse exemplar fenomenal é aquela que vos deixo já de seguida.

Em “Crónicas na Rede”, na folha “on line” do “record das bacoradas”, sob o título, “Bater” ao Borisov, - uma antevisão ao jogo do Benfica vs o Bate Borisov - um “pombo avençal” (não, não é “bravo” nem “torcaz”) rabiscando umas patacoadas, debica no Benfica, fazendo passar a ideia de que a equipa bielorrussa é um adversário fácil - se o Benfica ganhar, pela cantilena desta ave, há demérito do adversário, no caso de empate ou derrota do Glorioso, far-se-ia o habitual alarido sobre o demérito da nossa equipa e muito mais. Preso por ter cão e por não ter.
As habituais encomendas. Banalidades sem expressão, mas para as quais é necessário estarmos atentos.
No entanto, a questão, é que o raio do “pombo-avençal” se transformou num “pombo-correio” com um Post Scriptum (PS) final, cujo assunto é completamente deslocado do tema abordado ao longo da crónica.

Conforme descrição textual abaixo colocada, este “pombo” teceu comentários sobre a prestação do clube condenado por corrupção na competição das Champions, desta terça-feira passada, cantando-lhe loas como "sendo o único dos clubes portugueses com estaleca para lá jogar". Com óculos importados de “Palermo”, a visão foi essa, mas certo, certo, é que só na primeira parte, a “cambada” já deveria estar a levar a dose habitual quando se desloca a Inglaterra – a chapa 4.
Mas enfim, tal como muitos outros passarôcos, este “pombo” terá visto o filme de Stamford Bridge através das “grades” de uma gaiola televisiva, latrinária e fedorenta, ao som dum “picareta falante” mais conhecido por “freitas tonto”.

Um final de crónica provocatório e descontextualizado, afrontando o Glorioso, achincalhando-o e diminuindo-o.
Tal como o da fotografia, este passarôco idiota, em termos columbófilos, - foi bem criado e bem adestrado - é num futuro, um sério candidato a ser exposto num museu de Ornitologia.
Só que a viscosidade é tanta, que não sei se haverá museu o queira...

Eis a nojeira:

Crónicas na Rede
“Bater” ao Borisov

(…
…)

PS: O FC Porto perdeu em Londres pela margem mínima, mas conseguiu colocar em sentido o Chelsea ao longo da etapa complementar. Podia, no mínimo, ter saído de Stamford Bridge com um empate. A escassos segundos do final do encontro quem se escutava no estádio eram os adeptos portistas apoiando o único clube português que tem estaleca para se bater com os gigantes europeus.
Autor: NUNO POMBO
Data: Terça-Feira, 15 Setembro de 2009 - 22:29

GRÃO VASCO