terça-feira, dezembro 8

Crónicas Capixabas (IV)

Gloriosos (e solarengos) dias a todos!!!

Finalmente o Mengão chegou ao desejado título.

Num jogo fraco, em que imperaram os nervos (dentro e fora do relvado) o Flamengo lá conseguiu a vitória com um golo do "velhinho" Ronaldo Angelim. Ronaldo é um daqueles jogadores desconhecidos fora do Brasil, com uma carreira humilde mas que sempre foi considerado um lutador em campo. Não é, nem nunca foi um predestinado. Mas aos 34 anos, demonstrou uma raça em campo só ao alcance de alguns. E quando Adriano tardava em fazer o que é pago para fazer, foi Angelim que lá foi à frente abanar as redes e conquistar o seu lugar na história!

Ele e Petkovic foram a imagem de uma equipa e foi por causa deles (e de outros como ele) que finalmente o Flamengo acabou com a "malapata" e chegou ao Hexa.

Se Angelim foi o herói da partida, Petkovic foi para mim o grande obreiro do título do Mengão. Pet regressou ao clube por causa de uma dívida antiga que o Mengão tardou em pagar. Depois de ter corrido o mundo, voltou ao seu Mengão e partiu a loiça toda e foi finalmente Campeão Brasileiro.

Este sérvio de 37 anos chegou a ser considerado uma grande esperança do futebol mundial quando contratado pelo Real Madrid em 1995. Tinha feito grandes épocas no Estrela Vermelha, mas em Espanha acabou por nunca se impôr. Esteve emprestado ao Sevila e ao Santander mas acabou por vir a encontrar a glória, aqui bem perto de onde estou, em Vitória, a capital do Espírito Santo.

Numa equipa que contava com Bebeto e Túlio, fez furor e voltou a ser chamado à Europa (no Veneza) para mais uma vez falhar. Não se sabe se a sua motivação seria o calor, as mulatas ou as caipirinhas, mas o certo é que Pet regressa ao Brasil para representar (e bem) o grande Mengão em 2000. Fica 2 épocas e depois vai para o Vasco, antes de fazer um tour por vários clubes no Brasil e na Ásia.

Voltou sobre um manto de desconfiança, mas acabou por ser coroado como o grande obreiro do título. Não corria muito, mas a sua visão de jogo e os seus passes fazem lembrar Maradona, Rui Costa, Mathaus ou um outro qq mítico número 10.

Agora falando dos acontecimentos em Portugal, fiquei impressionado com a forma como as vitórias do clube corrupto e do clube do batatal foram descritas pela imprensa. Os mesmo jornalistas que ao fim da 8ª goleada (em 21 jogos oficiais) do Benfica, continuam a ter dúvidas quanto à qualidade da equipa são os mesmos que após vitórias sofridas (mesmo que com números exagerados) desses clubes, acham que eles já estão em grande e já são candidatos ao título.

Mas também o que é que se pode esperar de gente que acha que um clube já está a dominar o outro, depois de só se terem jogado 40 e poucos segundos de jogo?

Fiquei contente por ver Cardozo a regressar aos golos. O nosso Oscar "Killer" Cardozo está temível e já leva 19 golos em 17 jogos oficiais. No campeonato já marcou tantos golos como toda a equipa OSGAL junta (14) e tem tantos marcados como Falcão, Fárias e Hulk.

Na verdade gostaria de perguntar aos paspalhos que escrevem centenas de páginas sobre um dos maiores "jogadores-palhaço" (um que tem nome de herói da Marvel) que passou no futebol nacional, porque razão não referem que nos mesmos 17 jogos, Cardozo marcou mais do triplo de golos que esse rapaz que eles tanto tentam promover?

Mas se Cardozo impressiona, Saviola encanta. Chegou para gozar a reforma (segundo a visão de alguns basbeques com visão de ANGULO limitado) e hoje é o segundo melhor marcador (contando os golos em todas as competições) da primeira liga. Sim, segundo! Já leva 12 golos contra os 10 de Falcão e os 9 de Edgar. Além disso os seus golos maravilhosos (como o do Restelo ou o de Domingo) já correm mundo e são considerados obras-primas, por gente dos mais diversos cantos do planeta.

Mas estes são números de que poucos falam. É mais importante falar do falhanço de Keirrison. Mas sempre esquecendo o facto de que o jovem brasileiro tem à sua frente 2 dos melhores atacantes da Europa.

Para acabar, só queria mostrar mais um quadro com números interessantes. Os números de espectadores nos jogos fora dos 3 grandes (E), a capacidade total dos estádios visitados (CT) e % média de ocupação do estádio (%).


Mais uma vez, os números falam por si e por isso não faço sequer comentários.

Está na hora de ir para a praia, por isso fico-me por aqui.

Um abraço capixaba,

V.