quarta-feira, março 3

SELECÇAO ou ESCRETE B) ?

Porque isto também nos interessa e muito vou falar da dita cuja selecçao nacional portuguesa de futebo.
Mais conhecida(até no estrangeiro – vidé Dinamarca)por escrete b).
A melhor selecto portuguesa de todos os tempos, foi convocada pelo saudoso Benfiquista Manuel da Luz Afonso, e treinada por Otto Glória.
Constituida por monstros do futebol, só nao pertenciam ao BENFIA, José Pereira do Belenenses-o pássaro azul, Vicente também do Belenenses que jogava de pantufas e nunca fazia faltas e secava quem lhe aparecesse pela frente, Pélé incluido, Morais do Sporting, o tal que deu a Taça das Taças ao seu clube num canto directo e arrumou Pélé no Portugal 3-1 Brasil, Hilário do Sporting à altura o melhor lateral esquerdo do Mundo, Festas do F.C.Porto e Jaime Graça do Vitória de Setubal, que na época 66/67 se transferiu para o BENFICA.
E claro aquele quinteto atacante, formado por cinco intratáveis “trogloditas”, que massacravam, trucidavam sem dó nem piedade os pobres defesas contrários.
Mas esta Selecçao, nao só entusiasmava, tinha também o condao de reunir á sua volta toda uma Naçao que nestas alturas despia a camisola clubista e envergava a vermelha com gola e punhos verdes.
Sofria-se pela Selecçao tal como se sofria pelo Emblema próprio.
E claro, os 10 milhoes de Treinadores, além das entao provincias ultramarinas, opinavam cada um à sua maneira: cada cabeça sua sentença.
Mas a verdade, é que a Selecçao, por si só, gerava sempre uma onda de apoio, independentemente de quem o Seleccionador chamasse a representá-la.
Consegiu Scolari o mesmo efeito?
Na minha opiniao nao, independentemente das bandeiras da república nas janelas.
O antigo apoio era espontáneo, partia de dentro de nós, como a coisa mais natural deste Mundo.
Scolari conseguí o que conseguí mas, como que “provocou” esse apoio, foi assim a modos que uma coisa artificial.
Mas o que é certo é que nao há um único jogador do GLORIOSO, nesta selecçao queiroziana.
Na minha modesta opiniao, penso eu de que, ainda bem.
Conseguiu-se descaracterizar a chamada equipa de todos nós, incluindo Nela jogadores nacionalizados à pressa, com o Fito de nao só os promover, como até de conseguir vitórias, a todo o custo.
Quanto a mim uma selecçao nacional é isso mesmo – nacional – e como tal formada por jogadores nacionais.
Jogaram pela selecçao nacional alguns estrangeiros nacionalizados, mas isso era um processo natural, decorrente dos anos que esse jogador vivia no País, digamos que era como que uma espécie de prémio ou de reconhecimento como queiram, pelos serviços prestados a um Clube português.
E agora?
A selecçao quanto a mim transformou-se num entreposto para valorizaçao de determinado jogador com o intuito de o transferir no próximo mercado e assim render mais Pinheiro à entidade patronal.
Está errado.
Se uma selecçao nao pode ombrear com outras, só há que fazer evoluir o futebol do País(Holanda é um belo exemplo), e nao ir a correr aos “saldos”.
Ums selecçao nao é um Clube.
O Clube pode e deve reforçar-se assim o permita o Pinheiro e onde quiser, mas a selecçao nao pode fazer isso, tem que se contentar com a prata da casa.
Literalmente.
Por isso um Clube, só diz respeito aos seus próprios Adeptos os dos outros Clubes pura e simplesmente se estarao borrifando, desejando até que os reforços sejam flops.
Numa selecçao já nao será assim, a selecçao deve ser o polo aglutinador nao há realmente o Clube a) ou b).
Por isso espero que os Benfiquistas nao estejam desiludidos.
Temos a melhor Equipa de Portugal, e uma das melhores da Europa e do Mundo.
É certo que muitos dos nossos jogadores nem pensar em nacionalizá-los para jogarem na selecçao de Portugal.
Os Países de que sao cidadaos deitariam fogo ao BENFICA.
Nem nós queremos coisas artificiais.
Nao convocam Quim? Tudo bem. Em seu lugar vem o suplente Hilário que levou 4 em casa, dois deles verdadeiras avestruzes.
Nem o Ruben Amorim, nem Fábio Coentrao, nem Nuno Gomes ou Carlos Martins?
Óptimo.
Nao necessitam de se valorizar na selecçao, pois no BENFICA a Europa dos glutoes está de olho neles.
E nao se cansam nem arriscam lesoes.