sexta-feira, abril 9

A VIDA PARA LÁ DE LIVERPOOL (I)

O Glorioso despediu-se ontem da saga europeia desta época.
Ainda assim, a campanha foi bem positiva e teve momentos altos e brilhantes. Não poderemos esquecê-los. Todos sabemos que, seja qual for a competição, só um conseguirá ganhá-la. Na que findou para o Benfica, a Europe League 09/10, que seja o Liverpool o campeão.
Uma equipa experiente e madura que na hora H não deu hipótese.
Pessoalmente, preferi ficar por aqui, mesmo com quatro golos sofridos, do que baquear na final. Ontem, os ingleses ao evitarem o apuramento do Benfica, privaram-me de mais uma alegria, mas sinto-me cada vez mais orgulhoso de ser Benfica!

O Liverpool, implacàvelmente, ajudou o Benfica e os seus abnegados jogadores a dizerem um adeus triste, mas também um até breve de esperança, à Europa.
Parabéns Liverpool!
Parabéns Benfica!

O jogo da noite passada fez-me lembrar as derrotas do Benfica nas finais da década de 60. Nesses tempos, o Benfica era tão temido em toda a Europa que obrigava as equipas a jogarem como hoje jogou o Liverpool. Em contra-ataque, dando aparentemente a iniciativa de jogo ao Benfica. Da forma como o Benfica joga, será recomendável, que os jogadores, JJ e seus técnicos entendam isso ràpidamente, para que não caiam mais nenhuma vez nesta armadilha temível.
O Liverpool, na expectativa, esperou, esperou, e de uma forma mortífera quase que sentenciou o jogo nos 2-0.
Por isso não compreendi o dispositivo táctico defensivo da nossa equipa no início. Se era para jogarmos assim, como jogámos, seria desnecessário mexer na defesa como JJ o fez. Não sei porque o fez, a partir do momento em que já há muitos jogos que não mexia nela. Só não mudou um – Luisão. Só um é que jogou a um nível elevado, mesmo com o pêso dos jogos em cima das suas pernas – Luisão. Confesso-Vos que pelo andamento do jogo aos 7/8 minutos, era muito previsível que este desiderato final viesse a acontecer.
O Benfica sofreu quatro golos. O primeiro, incrivelmente, na área de jurisdição do guarda-redes. O segundo, com muito mérito dos ingleses, na forma como foi construído, mas em puro contra-ataque. E os últimos dois, com jogadas sempre a passarem pelo lado esquerdo da nossa defesa e também em contra-ataque. Nem a arbitragem caseirona do holandês nomeado para o jogo, se sobrepõe aos factos acima referidos.
No entanto, não esqueçamos – a derrota é de Todos Nós Benfiquistas, não é só de JJ e dos jogadores.
Uma palavra de apreço para a forma saudável e empenhada dos nossos Adeptos que estiveram presentes em Anfield Road. Assim, sim! Assim é que é o Benfica! Apoiaram, cantaram e gritaram bem alto o nome do Glorioso, numa altura em que mesmo com os da casa a ganharem por dois, o seu público afecto e a totalidade de Anfield se mantinham expectantes perante um jogo que nunca esteve seguro até aos 82 m. Parabéns também para eles!
Simples e esclarecedor para todos.
Mas estas são as vitórias da eficácia de uns, que jogaram claramente nos “desvios” tácticos pouco explicáveis, dos outros, que neste caso foi o Benfica!
Foi assim e já não há nada mais a fazer do que continuarmos a nossa vida, seguindo atenta e cuidadosamente o nosso caminho.

Mas, Caros e Gloriosos Companheiros,
Por isso, a vida não acabou ontem em Liverpool. Bem antes pelo contrário. Temos uma tarefa colossal pela frente e a ponta final da corrida principal começa já na próxima terça-feira, na Luz, na nossa Luz. E que ninguém tenha dúvidas que teremos de estar prontos, a cem por cento, para esse combate. Os submissos estarão de atalaia para apagarem a Luz, citando textualmente uma parangona da folha central do papel higiénico que todas as semanas emitem e que passa a vida, cobarde e invejosamente a falar de nós. Os incuráveis submissos lá irão fazer o jogo das suas vidas.
Aí sim! Aí jogar-se-á muito do nosso futuro!
Força Rapazes!!!

TUDO PELO BENFICA!!!


GRÃO VASCO