segunda-feira, maio 24

Quem vai pagar os 70.000 € ?

“A Comissão Disciplinar da UEFA multou o Benfica em 70.000 euros pelo uso de tochas e lançamento de petardos durante o jogo com o Liverpool, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa” – in Correio da Manhã, edição impressa, em 21/Maio-2010, in site maisfutebol em 20/Maio-2010 às 13h 16m, www.rr.pt/bolabranca em 21/Maio-2010 às 9h 24m.

Em devido tempo, tive a oportunidade de manifestar a minha indignação e o meu desagrado, condenando os tristes episódios que estão na génese deste pesado castigo da UEFA.
É verdade. A UEFA não esteve com meias medidas e penalizou forte e feio o Sport Lisboa e Benfica, instituição de bem.
São catorze mil contos na moeda antiga, o que, diga-se desde já, é muito conto!
Quem paga ou irá pagar esta verba?
O Benfica, pois claro!
Mas então já identificaram os autores destes actos inconscientes?
Até agora, que eu saiba, nem ninguém se declarou culpado ou foi denunciado, nem foram feitas as respectivas investigações no sentido de se punirem os verdadeiros responsáveis.
Porque esperam as diversas entidades ligadas ao caso, policiais, desportivas e afins?

Para mim, os energúmenos que protagonizaram estes actos perigosos e criminosos, estariam impedidos de frequentar o Estádio da Luz durante catorze anos. Seria uma média de mil contos por ano, o que em minha opinião até seria um castigo muito brando.
Mas seria exemplar. E obrigaria, de futuro, os prevaricadores a pensarem bem no acto que fossem cometer.

Também quero dizer àqueles que aqui “brincaram” com estes actos ignóbeis, tentando miseràvelmente branqueá-los, colando o Benfica Europeu a fotos de personagens e tarjas nas bancadas donde saltaram as tochas e os petardos, que assumam as atitudes mediáticas de então e se revejam na multa da UEFA.
Pelo menos, tenham a coragem de contribuir cívica e materialmente para reduzir o estrago desta conta de 70.000 euros - mais um lastimável rombo nos cofres do Glorioso - que vai ser paga por quem não é o culpado.
E para os que querem misturar o Benfica com algo de nebuloso e perturbador, sujando o seu nome e a sua imagem, dizer-lhes firmemente que o Benfica nunca se reviu, não se revê, nem nunca se reverá nessas atitudes de selvajaria, vandalismo e desordem, individuais ou colectivas, de pessoas ou de grupos organizados ou não organizados, legalizados ou não legalizados, bem como em ordinários manifestos de apoio velados, como aqueles que aqui foram feitos nessa altura.
O Benfica é um todo, indivisível e sem os guetos onde alguns se acoitam, e que, arvorando-se nos únicos defensores e apoiantes do Clube, lhe querem impor pela coacção, desordem e violência. A Massa Adepta Gloriosa dispensa apoios que redundem em sérios e graves prejuízos para o Clube como o que agora aconteceu. Não só ao Clube em si, mas também à maioria esmagadora dos seus sócios, adeptos e simpatizantes.

Espero que, para aqueles que sujaram as mãos ao cometerem tais actos e aos que tàcitamente os apoiaram, este castigo lhes tenha servido ao menos de emenda e aprendam a respeitar sèriamente o Sport Lisboa e Benfica.

A bem do Sport Lisboa e Benfica!

Viva o Benfica!

GRÃO VASCO