terça-feira, junho 29

Octopus corruptus

Depois de um curto período de férias, onde fui acompanhando amiúde aquilo que se ia passando, acabei de dar uma vista de olhos pela net e, volto a constatar, o povo preocupa-se demasiado com questões laterais e superficiais, como "quais são os reforços do Campeão", "quais as datas dos jogos de pré-época do Campeão", etc., etc., etc., quando na verdade o polvo, aquilo que realmente interessa, se vai movendo e mexendo os seus tentáculos, dominando os aliados e domando tudo o resto.

Não é que queira ser o advogado de defesa do artista (longe disso) mas não deixa de ser "interessante" ver que Pedro Henriques, tido como o melhor (!) árbitro português, aquele que apitava "à inglesa", baixou à 2ª categoria. E é com surpresa que reparo que apenas o blog Benfica 73 destacou o (excelente) editorial do Fernando Guerra, n'A Bola do passado dia 19 de Junho:

"Os Pecados de Pedro

As classificações anuais dos árbitros podem ser estruturadas com base em critérios de rigor, mas apenas são entendíveis em toda a sua extensão por gente do ofício. Sempre se nos apresentaram por isso envoltas em estranho manto de mistério, propensas a desconformes interpretações.

Não é assunto particularmente entusiasmante, nem a confraria alguma vez revelou interesse em deixar de funcionar em circuito fechado, pois no dia em que a arbitragem decidir transformar-se em coisa normal, poderemos então encontrar respostas para muitas das dúvidas que hoje incomodam quem, como eu, entende mal os códigos de conduta no império do apito.

Se me refiro a elas, às classificações, é por ver Pedro Henriques em lugar de despromoção. O árbitro que até há pouco tempo era apontado como exemplo, ao nível da filosofia, privilegiando um certo estilo inglês, em que o jogador é de facto o único protagonista, e também de seriedade, foi ‘despachado’ para a 2ª categoria. Sentiu-se atingido. Por isso, a um ano de terminar a carreira, sugeriu-lhe a dignidade que acabasse já! Nobre atitude.

Na época transacta foi nomeado para oito jogos da Liga Sagres, três deles em que um dos intervenientes foi o FC Porto. No primeiro, em Olhão, errou, mas distribuiu a asneira pelas duas aldeias. E nos outros?

FC Porto-V.Setúbal: rezam as crónicas não ter visto dois penalties, um sobre Hulk e o outro sobre Sapunaru.

V.Setúbal-FC Porto: mostrou a Falcao o cartão amarelo que o afastou do clássico no Dragão com o Benfica. Ah!, e expulsou Jesualdo Ferreira.

Com pecados destes, Pedro estava à espera de quê?... "

por Fernando Guerra, Jornal A Bola - 19 de Junho de 2010

- - -

Como disse mais acima, longe de mim estar para aqui a fazer-me de advogado de defesa do artista. Para mim, todos (todos) os árbitros portugueses são maus. E corruptos. Este talvez fosse o "menos mau" de todos eles. O que me interessa verdadeiramente é, apenas e só, sublinhar e alertar os mais incautos para quem continua a pôr e a dispor do futebol português. O polvo está vivo e bem vivo, ao contrário do que muita gente pensa. O mesmo polvo que na época passada manteve o sofrível fc de braga a lutar pelo 1º lugar do campeonato até à última jornada, com o intuito de que o Campeão não fosse o Campeão.

Saudações da Portela

PS1: Di Maria foi anunciado pelo Real Madrid. Até que enfim, digo eu. Já cheirava mal a novela. E, "contra a corrente", estou plenamente satisfeito com o anúncio. A minha teoria era muito simples: era agora ou nunca. O artista já estava com a cabeça mais lá do que cá. Não me cheira que fosse voltar uma época igual à que fez. Assim, boa viagem e um abraço. Foi vendido por pouco dinheiro, dizem uns. O Benfica já tinha isto acordado com os espanhóis aquando das transferências do Saviola e do Javi Garcia, dizem outros. Não me interessa nem um pouco. O que me interessa é que o jogador se valorizou aqui e rendeu dinheiro ao Benfica, coisa que eu não acreditava ser possível, no final da sua 2ª época cá.

PS2: a SNIE lá conseguiu, a custo, passar o dificílimo grupo onde esteve inserida.
Uhhhhhh 7 golos marcados!... "Engraçado" é que não se marcou nenhum a uma selecção pouco mais que sofrível (elefantes), muito menos a uma candidata ao título. Vamos lá a ver se logo, contra os Campeões Europeus, o Queirósz aposta novamente na táctica 9-0-1, com medo de ser goleado...

PS3: o Coentrão destoa, e de que maneira, naquele emaranhado de ideias.

PS4: tive 957684578 pesadelos nestes últimos dias, com o cabelo do pepe.......
.