domingo, julho 25

Em crescendo.

...

"As saudades que eu já tinha
Da minha alegre Casinha
Tão modesta quanto eu.

Meu Deus como é bom morar
Modesto primeiro andar
A contar vindo do céu!"

Já começámos a matar as saudades esta tarde/noite. Compareceram 40777 na Luz.

Algumas considerações.

Vencemos e jogámos de acordo com o momento da época que atravessamos. A qualidade dos jogadores continua intacta e foi evidente que todos eles ainda estão à procura dos seus melhores níveis físicos. Teste positivo.

Mais 'apresentáveis' na 2ª parte, sublinho alguns aspectos:

a categoria do Aimar (classe pura), o espírito mais decidido do David Luiz depois do intervalo, o 'killer instinct' do Cardozo e ... uma certeza: o Airton é um excelente médio de cobertura e identifica rápida e correctamente quais os espaços a preencher quando perdemos a bola, mas basta o Javi estar a 60% da sua plenitude física para conferir mais qualidade de jogo naquela posição. Igualmente preciso na marcação, no desarme e na capacidade de choque, revela-se mais tecnicista e consegue ser muito mais eficaz (passa muito melhor) na transição para o ataque nunca se escondendo da bola quando os centrais levantam a cabeça, sendo que também é mais forte no jogo aéreo em ambos os momentos de posse de bola e pode assim decidir uma partida a qualquer momento, tal como já o fez. Já sabíamos tudo isto da época transacta e penso que o cenário ainda é o mesmo para este ano. Pra mim, o dono da camisa '6' não se discute.

Gaitán (não esquecer que as pernas ainda estão pesadas e o pulmão ainda é 'curto' nesta altura) parece não ter a capacidade de esticar os lances com a mesma profundidade do que o Di Maria, mas revela (e tem revelado) capacidade para (com trabalho) chegar a níveis semelhantes nas próximas semanas. São jogadores diferentes, mas as qualidades do Nico são inegáveis. Temos jogador.

O Saviola é o Saviola.

O Coentrão esteve sempre em alta rotação. Não conhece outro registo e promete continuar a desidratar quem o queira seguir.

O Martins esteve em bom plano e revelou mais uma vez que mantém a sua auto-confiança imune, excepto quando surge a falta do adversário.

Queria ver o Jara outra vez. Foi pena.



nota final:

Ramires.. não vejo em nenhuma equipa da Europa um jogador de meio-campo que seja tão completo como ele. Com os 2 pés ou de cabeça, a defender e a atacar, à linha ou mais dentro, em contenção ou em ataque declarado. Regularidade absoluta. Compensa a inferioridade defensiva em qualquer zona do terreno, carrega o piano, apoia na batuta, rasga pelo corredor até à linha de fundo e cruza, aparece na meia-lua adversária a tabelar com os avançados, também faz golos e até consegue aparecer nos 2 postes para finalizar.
O Rui Costa tinha razão: 'Vocês depois vão ver quem é o Ramires.' Há que preservá-lo ao máximo, durante e depois das 'férias'.



Estão abertas as 'hostilidades', RUMO AO 33º !!

FORÇA BENFICA!! VENCE POR NÓS!!

..