quinta-feira, dezembro 8

Contas simples!

Nos últimos tempos temos recebido inúmeras informações de que as coisas no draGAY andam muito complicadas. Salários em atraso no futebol, modalidades sem receber um tusto desde o início da época, jornalistas a não serem mais convidados para viagens "oficiais" (aquelas recheadas de frutas), cortes nos emprestados aos amigos, etc... etc... E ao mesmo tempo, os relatórios mostram as dezenas de milhões que se pagam em comissões.

Para o comum dos mortais, é complicado entender o que se passa. Como é que um clube que vende tantos jogadores, pode ter tantos problemas??? E se tem tantos problemas, como paga tantas comissões e porquê?

Bem, o melhor é começar pelo básico. O futebol é um negócio. E como qualquer negócio tem que se sustentar a si próprio. Tudo bem que se invista recorrendo aos bancos, que se vendam jogadores se as ofertas forem de "outro mundo", mas para funcionar o negócio tem que gerar receitas superiores aos custos.

Nos últimos dias decidi analisar os "Relatório e Contas" de 2010/2011 das SADs de Benfica, Porto e Sporting e com cálculos muito simples, posso vos mostrar as diferenças abísmais entre as sociedades.

Comecemos pelas receitas provenientes das Prestações de Serviços (vendas de bilhetes, quotização, direitos televisivos, publicidade, merchandising, etc). As vendas de passes de jogadores, os prémios da UEFA e outras competições e claúsulas de rescisão de treinadores não estão incluidas, pois são consideradas como "outros proveitos" e "receitas extraordinárias". 

Ora então vejam lá qual é a diferênça entre as 3 SADs:



Pelo que podem ver no gráfico, o Benfica tem receitas de 63,7 milhões de euros... Corruptos fizeram só 36,8 milhões (57,8% do que fez o enorme) e Osgas fizeram 31,7 milhões (49,2%).

Ora sendo o Benfica o clube que mais consegue gerar receitas, seria de esperar que fosse também o que tivesse mais custos com pessoal, correcto? ERRADO! 

Mas se ainda não viram bem o que se passa, vamos agora analisar a relação entre os custos com pessoal e as receitas provenientes da prestação de serviços: 


Pois é... enquanto no Benfica os custos com pessoal representam cerca de 66% das receitas de prestação de serviços, no Dragay esse valor é quase o dobro (cerca de 126.5%). Já agora no AlvaLIXO, está à beira dos 95%.

Como o CLUBE ASSUMIDAMENTE CORRUPTO não consegue gerar receitas suficientes para suportar os seus custos com pessoal (muito menos para investir), é claro e óbvio que eles têm que encontrar outras formas de arranjar o dinheiro. 

Ora aí é que entram a venda de jogadores e os prémios das competições europeias. Mas para isso é preciso ter um sistema que lhes permita se financiar assim e ao mesmo tempo tentar que outros clubes não o consigam(especialmente aquele que eles tanto odeiam, o Sport Lisboa e Benfica). 

Imaginem então que uma agremiação corrupta consegue montar um sistema que, por exemplo:

- lhe permita ter  a vida facilitada (por árbitros e clubes amigos) nas competições nacionais para poder sobressair nas competições internacionais. Lembram-se do famoso Beira-Mar - Porkos? E do adiamento do Estrela da Amadora - Porkos? Ou dos sucessivos passeios por campos amigos nos domingos anteriores a grandes jogos na Europa?  

- tenha dezenas de jornalistas promovendo e motivando os seus jogadores, na tentativa de maximizar valores de transferências constantes, ao contrário do que fazem com jogadores do seu mais directo ríval? Lembram-se das milhares de capas escritas sobres os "fenomenais" Hulk, Anderson, Quaresmas,etc???

- tenha na FPF, UEFA e outros organismos, pessoas-chave para bloquearem decisões contrárias ao sistema? Por aqui ainda nos lembramos do famoso Gonçalves Pereira, da decisão do CD da FPF sobre o Lolk, da pressão feita para não suspender o Deco depois da palhaçada que ele fez no Bessa, das dezenas de agressões do Burro Alves que passaram impunes.

Imaginaram? Pois... é o que se passa neste caso. Os milhões necessários para cobrir as necessidades chegavam sempre com as vendas de jogadores e com os prémios das competições. 

Mas como financiar isso? Como garantir que todas as pessoas que ajudam o sistema, se mantêm fiéis? Bom, é simples... fruta, viagens, carros, dinheiro, promoções, etc, ect...

Jogadores que são colocado em clubes amigos e que quando cumprem ordens, sabem que vão ter o apoio de empresários do sistema.

Árbitros que viajam de férias (acham que o Calheiros foi o único) com a família e que chegam a internacionais sem terem categoria para isso (viram como Jorge Sousa eliminou o Ajax, ontem?). 

Jornalistas que todos os meses viajam com dirigentes do FCP por essa europa fora, com tudo pago? E com muita fruta? O Géninho Queiroz, o Luís Sobral, etc... gabam-se aos amigos de conhecerem tudo o que é puteiro por essa Europa fora.

Figuras do futebol que de um dia para outro têm novas casas no Algarve, BMW's série 5,  pagam sempre todas as suas despesas em dinheiro vivo e financiam as vidas milionárias de amantes brasileiras e colombianas?

Pois... mas como se financiam estas coisas, se hoje em dia as SADs são tão controladas? 

A questão é que as SADs são controladas, mas as offshores a quem se pagam as comissões, NÃO SÃO!!! 

A SAD do FCP é conhecida por pagar chorudas comissões nas transferências de jogadores e esse dinheiro não é só para convencer os empresários a meter jogadores no FCP. Os empresários entram é no jogo, pois sabem que ao colocar os jogadores lá, têm um sistema que os promove e por isso no futuro vão ganhar ainda mais. Por isso facilitam e contribuem para o sistema funcionar ainda melhor. 

Senhores... é assim que o sistema funciona. Mais coisa menos coisa. Burros eles não são... são porkos, são corruptos, são criminosos, mas não são nada burros

Mas o que eu sei é que de ano para ano, o Benfica tem crescido, tem criado receitas que os outros nem imaginam. E bastará ter um contrato televisivo de 25 milhões (eu nem falo 30-40) para arrebentar com os filhos da puta. Imaginem passar de 8,5 milhões para 25 milhões... são mais 16.5 milhões!!!

Imaginem passar a ter receitas de 80 milhões, fora prémios de competições e vendas de jogadores... e além do mais saber que com esse dinheiro iriamos contrar mais Witseis, Brunos Césare, Rodrigos e nunca LoLks ou Danilos.

Sei que há muito papagaio que gosta de mandar postas de pescada sobre a situação financeira do clube e atacar certos dirigentes da SAD (especialmente Domingo Soares Oliveira). Mas o que vos digo, que para eles, para os corruptos e para as osgas, o crescimento constante das receitas do SPORT LISBOA E BENFICA é um verdadeiro PESADELO!!!! 

 Já agora, para os palhaços que continuam a desqualificar o trabalho de Domingos Soares de Oliveira por, segundo eles, ser Sportinguista, olhem como as pessoas mudam depois de representarem/trabalharem para o Benfica: RICARDINHO (que cresceu tripeiro).