sexta-feira, dezembro 30

A negociata LoLk (esclarecimentos da FCPorco SAD)

No final de Outubro, escrevi aqui um texto sobre o misterioso desaparecimento de 5% do passe do LoLk.

Hoje, um dos nossos leitores fez-me chegar um esclarecimento da SAD dos Corruptos, em resposta a uma reclamação que tinha apresentado à CMVM sobre este assunto.

"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem, por este meio, responder à Vossa solicitação de esclarecimento relativo à percentagem de direitos económicos, do jogador Hulk, que esta sociedade detém.

Assim temos:

1) Esta sociedade adquiriu, no dia 25 de Julho de 2008, os direitos desportivos do atleta Givanildo Vieira de Souza (Hulk), ao Clube Atlético Rentistas, por 5.500.000€, tal como comunicado ao mercado nesse mesmo dia.

2)- A sociedade Maxtex, SA aconselhou a FC Porto – Futebol, SAD na estratégia negocial com a entidade desportiva CA Rentistas e convenceu este clube a aceitar os termos contratuais propostos por esta sociedade desportiva e a não optar por outras alternativas que lhe surgiram.

3) Como contrapartida pelos serviços prestados, acima referidos, a FC Porto – Futebol, SAD atribuiu à Maxtex 5% sobre o valor líquido da transferência de Hulk para um terceiro clube.

4) No Relatório e Contas 2008/2009 esta sociedade divulgou que detinha 50% dos direitos desportivos do Hulk, uma vez que tinha sido essa a percentagem que tinha efectivamente comprado, sem considerar que o direito atribuído à Maxtex se pudesse considerar como consubstanciando a atribuição de percentagem de passe.

5) No fecho de contas 2009/2010, em consonância com a sociedade revisora de contas, foi decidido que a cedência de qualquer tipo de mais valias futuras seriam consideradas atribuições de percentagem de passe, pelo que a divulgação das percentagens de “passes” detidas pela sociedade seria ajustada em conformidade.

6) O caso verificado com o atleta Hulk não foi único, uma vez que o mesmo se passou com outros atletas, como pode ser verificado comparando os dois relatórios.

7) Para justificar esta alteração na divulgação das percentagens de passes, nos Relatórios & Contas passou a constar: “As percentagens de “passe” acima evidenciadas têm em consideração a partilha dos direitos económicos efectuada na data de aquisição dos direitos desportivos de cada jogador, ou alienados em data posterior, bem como as percentagens atribuídas pela FCP SAD a terceiras entidades relativas à partilha do valor resultante de alienações futuras daqueles passes.

Assim, tratou-se apenas de uma redefinição da interpretação de detenção de direitos desportivos, aclarada entre a FC Porto – Futebol e a sociedade responsável pela revisão das suas contas, no sentido de melhor esclarecer os accionistas e restantes stakeholders da sociedade."
  

Antes de fazer qualquer comentário, deixem explicar algumas coisas:

1) O Hulk não jogava no Rentistas mas sim no Tokyo Verdy.

2) O Rentistas é um clube utilizado pelo empresário Juan Figer para transferências fantasmas, em que os jogadores nem sequer são inscritos no clube e a diferença entre o dinheiro pago ao clube vendedor e o recebido do clube comprador, vai parar aos bolsos do empresário.

3) A SAD corrupta fez um acordo com uma empresa, para poder negociar com o Rentistas e com Juan Figer.

4) Além das comissões de 3,012 milhões de euros, para a aquisição de 90% do passe do LoLk, a SAD Corrupta ofereceu também 5% de uma transferência futura a uma empresa desconhecida, sem o ter comunicado a ninguém.

5) Se vendessem o LoLk por 40 milhões de euros, o total de comissões só pela acquisição do passe seriam de mais de 5 milhões de euros (3,012+5% de 40 milhões).

Vocês acham isto normal? Claro que não é. É tudo uma grande negociata onde milhões vão parar a contas no Uruguai, em nome de dirigentes do FCP, para pagar os seus desvairos com o jogo e com prostitutas brasileiras.

Toda a gente sabe isso, mas toda a gente se cala.