terça-feira, janeiro 17

Espectadores dos "pequenos"

Todos sabemos que o Benfica é o clube que leva mais espectadores aos estádios dos adversários. Mesmo com bilhetes a 40, 50 e por vezes 60 euros, os Benfiquistas não se cansam de apoiar a nossa equipa.

Só que o problema para esses clubes, é que as suas assitências em outros jogos são perfeitamente miseráveis.

Olhando para as estatísticas de espectadores da Liga de 2011/2012 ao fim da primeira volta, podemos observar, que os 11 clubes com menos espectadores, realizaram 82 jogos em casa. E nesses 82 jogos tiveram 278.481 espectadores.

Esses 278.481 espectadores em 82 jogos em casa realizados por 11 clubes, são cerca de menos 15% do número de espectadores que o Benfica teve nos seus jogos em casa (329.047).

Enquanto o Benfica tem uma média de mais de 41 mil espectadores por jogo, esses clubes tem uma média conjunta de 3.396 espectadores por jogo (que cai para 3020, se não contarmos os 5 jogos em que o Benfica foi o clube visitante).

É por estas coisas que eu fico estupefacto quando vejo Fiuzas e afins a exigirem mais dinheiro das transmissões televisivas.

Clubes que jogam em estádios que foram pagos pelas Câmaras Municipais, que pouco ou nada fazem para promover o clube nas cidades e atrairem espectadores para os jogos, que não conseguem patrocínios decentes, etc... etc... depois acham que têm o direito de gritar por mais dinheiro das televisões.

Sim... obviamente que certas pessoas lhes devem ter oferecido mais uns milhõezitos se eles votarem a favor de uma negociação centralizada dos direitos televisivos. Mas se assim é, os Fiuzas, os Bartolomeus, os Isidoros, deviam também pedir para dividir todas as receitas de bilheteira e de publicidade, com os clubes grandes. Se a TV deve ser mais dividida de forma "mais justa", por que não as outras receitas? E já agora as despesas. Seria interessante ver estes clubes que jogam em estádios municipais a pagarem as nossas despesas de manutenção do estádio e de promoção dos jogos em que conseguimos receber 40 a 50 mil espectadores.

A idiotice desta gente é achar que o dinheiro da TV lhes vai dar mais competitividade. É o davas... as bestas vão é estoirar mais, encher mais os bolsos a jogadores sem nível e seus empresários, etc... no final fica tudo na mesma.

O crescimento dos clubes deles passa por serem inteligentes, por terem uma gestão competente e equilibrada. O resto é tudo treta...

Querem futebol a sério, façam uma Super-Liga com 10 a 12 clubes que seja realmente competitiva. E ligas inferiores com menores custos e com mais aposta na juventude.