quinta-feira, janeiro 5

Janeiro

No dia 23 de Outubro, escrevi aqui um artigo sobre o que se poderia passar nos meses seguintes com Benfica, Osgas, Corruptos, Submissos de Braga e Marítimo.

Comecei por dizer que apesar de estar encostado na frente, acreditava que o Marítimo iria ceder no início de Dezembro, nos jogos com Nacional,  Benfica e Corruptos... e assim foi, pois perdeu 8 pontos nesses 3 jogos e passou de 3 para 11 pontos de distância para os primeiros.

Os submissos do Salvador escorregaram logo em Coimbra e mesmo usando todas as palhaçadas possíveis, não conseguiram ganhar ao Glorioso. E depois foram ao Dragay entregar o jogo, só tendo feito algum esforço nos últimos 3 minutos da partida. Resultado: 8 pontos de atraso! Mas na Europa League conseguiram o apuramento. 

As osgas que já tinham a classificação na Europa League assegurada, colocaram todas as forças na Liga (especialmente no jogo na Luz) e na Taça. Na Taça conseguiram chegar às meias-finais, mas na Liga a derrota na Luz e o empate em Coimbra já os colocam a 6 pontos dos líderes.

Os corruptos mostraram não ter estofo para a Champions. Além disso os salários em atraso, afectaram e muito os resultados da equipa. Perderam no Chipre, um jogo considerado fácil e só uma vitória de sorte na Ucrânia lhes deu alguma esperança de qualificação para a fase seguinte da Champions. Mas contra o Zenit não conseguiram mais que um empate e foram parar à Europa League.

No campeonato, tiveram um deslize em Olhão, num fim-de-semana em que podiam ter aproveitado o empate do Enorme em Braga. Mas depois, com as ajudas do costume, têm se aguentado lá em cima e estão empatados na liderança com o Enorme.

Agora entramos em Janeiro, um mês que podes ser bem tranquilo para o Benfica. Começamos em Leiria, mas depois temos 3 jogos seguidos em Casa (2 para o campeonato e 1 para a Taça da Liga) e no último fim de semana, vamos visitar o Feirense. Espero sinceramente vencer os 5 jogos e garantir os 12 pontos na Liga e o 1º lugar no grupo B da Taça da Liga. 

Os Corruptos têm um calendário semelhante... só que em vez do jogo em Leiria, têm uma visita à toca das Osgas. Acredito que contentores de amarelinha já estão a ser preparados. E os efeitos da ressaca terão muito tempo para ser diluidos, pois até jogarem com o Guimarães a 22 de Janeiro, podem perfeitamente rodar a equipa contra Rio Ave e Estoril Praia. Não espero deles nenhum deslize... todos sabemos como os clubecos de merda que tanto lutam contra o Benfica, facilmente abrem as pernas aos Corruptos. 

As Osgas têm nos próximas 10 dias, 3 provas de fogo. Jogam, como disse no parágrafo anterior, contras os corruptos, depois recebem o Nacional para a Taça e vão logo a seguir a Braga. Se não se aplicarem, podem facilmente ficar a 10-12 pontos do 1º lugar e dizer adeus ao campeonato e colocarem em perigo a última vaga de acesso à Champions 2012-2013.

Os submissos do Salvador já estão distantes do 1º lugar mas se conseguirem bons resultados nos próximos 2 jogos (e se os Corruptos não perderem com as Osgas) ficam muito bem colocados na luta pela 3ª vaga para a Champions 2012-2013. 

O Janeiro que pode ser tranquilo para nós (se formos competentes e jogarmos com concentração!), é o mês que nos pode mostrar quem é realmente candidato ao título.

Esperemos para ver.


V.