terça-feira, setembro 4

LoLk: a grande negociata!

Finalmente o LoLk foi despachado... mas tal como a sua aquisição, a sua venda promete ser uma enorme novela.

Antes mesmo do clube corrupto ter comunicado a venda do palhaço verde, o seu empresário teve uma declaração brutal... o Zenit gastava 60 milhões no super-ridículo. 

"Segundo revelou o empresário de Hulk, Teodoro Fonseca, à Lusa, os portistas recebem 40 milhões, por 85 por cento do passe do avançado, enquanto o montante restante é distribuído pelo fundo que detinha 15 por cento (nove milhões) dos direitos desportivos, pela comissão de 10 por cento por intermediação (seis milhões) e pelo fundo de solidariedade, equivalente a cinco por cento do valor global (três milhões)."

O que eu achei engraçado nesta declaração, foi a tremenda falha que o rapaz comete na divisão dos custos da operação. Se ambas as partes (clube e fundo) repartissem os 60 milhões, sem comissões, fundos de solidariedade, etc... o clube recebia 51 milhões (85%) e o fundo recebia 9 (15%). Seria de esperar que depois de todos os custos, clube e fundo tivessem as mesmas percentagens (85%, 15%)... mas pelo que o empresário disse, clube passava só a receber 66% do valor total da transferência, enquanto o fundo mantinha os mesmos 15%. O clube que tem 85% do passe ficava com os custos todos e o tal fundo que tem 15% era só lucro??? Faz sentido? Claro que não... 

Vamos fazer as contas a partir do que o FCPorko diz que recebeu (algo que o Zenit não confirma, mas de isso falamos depois)... Segundo o comunicado da SAD corrupta, eles receberam 40 milhões por 85% do passe que detinham. Então 100% seria 47 milhões.

Pelo que a personagem disse, a comissão de intermediação era de 10% e o fundo de solidariedade era 5%. Ora isso quer então dizer que os tais 47% equivaliam a 85% do total pago pelo Zenit. Fazendo o calculo chegamos a 55,36 milhões de euros, que são 4,64 milhões a menos do que o empresário disse. huuummm.... algo cheira mal. Alguém não soube fazer bem as contas. 

Bem sei que no mesmo artigo se diz que mais 2 milhões em comissões foram pagas ao jogador e ao empresário... mas normalmente isso não entra no preço da transferência entre clubes... isso é pago pelo clube que contrata. 

E mesmo que contasse, continuam a faltar 2,64 milhões de euros. 

Bom... mas pode ser que haja mais umas comissões (mais milhão menos milhão, por ali é normal) lá no meio e os cálculos depois batam todos certos. 

Só que nem assim... é que hoje um representante do Zenit já desmentiu que tenham pago 60 milhões. Segundo ele o Zenit pagou 40 milhões pela transferência... o que torna muito complicado que pelos 85% do passe, o clube corrupto tenha recebido os mesmos 40 milhões. 

Se é como o Zenit diz, e seguindo o que disse o empresário, desses 40 milhões, 6 foram para comissões e fundo de solidariedade, ficando 34 milhões. Desses,  5.1 seriam para o fundo que tinha 15% e ficavam 28.9 para o clube corrupto... 11.1 a menos do que eles dizem que receberam... ou então ninguém recebe, se não eles, e se protestarem é melhor que tenham cuidado com os joelhos. 

Outro ponto interessante, seja qual for o valor da transferência, é a quantidade de dinheiro em comissões pagas nas negociatas LoLk nos últimos tempos. 

Assumindo que o empresário tem razão e que os do Zenit e todas as calculadoras do mundo são idiotas, só nesta transferência foram pagas 8 milhões em comissões (6 para ninguém sabe quem + 1 para o empresário + 1 para o jogador).

Quando o clube corrupto comprou 40% do passe, pagou 3 milhões de euros e ofereceu 5% ao empresário. Se aquilo que ele diz é verdade, esses 5% seria 1/3 do valor que ele diz ter sido recebido pelo fundo... portanto 3 milhões. 

Somem as parcelas todas e temos 14 milhões de euros em comissões. Portanto em transações de cerca de 73.5 milhões de euros (60 segundo o empresário nesta transação e 13.5 segundo o relatório e contas do fcporko na compra dos 40%) as comissões foram quase 20%... puta que pariu... lololololololol

Com tanta incongruência, com tantos sinais de fuga fiscal... eu fico impressionado que a CMVM, os jornais, a polícia... não exijam uma explicação. Ou melhor... impressionado não fico, pois em Portugal é mesmo assim.