sexta-feira, outubro 11

69%


Apesar dos esforços, de acordo com o relatório e contas da Porko SAD, os custos com o pessoal neste exercício foram de 54Me, agravando em 9% o montante gasto em 2011/2012 (49,6Me).
Também os fornecimentos e serviços externos registaram mais um ano de CORRUPTOSA ascensão. Dos 20Me, em 2009/10, 31Me, em 2010/11 e 35Me, em 2011/2, os FSE cifraram-se em 2012/13, nos 37,5Me!

Qual a relevância destes números se se obtiveram tantos milhões em vendas de jogadores?

Para os mais incautos, importa relembrar que o fair play financeiro obriga os clubes a controlarem as suas despesas em função das receitas, impedindo que os custos com o pessoal ultrapassem 70% dos proveitos operacionais, excluindo proveitos com passes de jogadores. Assim sendo, apesar de todos os esforços feitos  em 2011/1012, os custos com o pessoal não só não desceram como subiram para os 54Me, representando  69%, para o rácio imposto pela Uefa.

E que esforços são estes de que vos falo?  São estes:



Cumprir as regras do fair-play financeiro é complicado, especialmente quando se tem de pagar os 69 de tanta gente....Não há almoços grátis, logo, alguém os tem de pagar. Não basta ir ao 14º andar, não é verdade?




A tal "estrutura", nos últimos 4 anos, elevou o total dos custos operacionais mais de 53%, passando de 63Me em 2009/10 para os atuais 96,6Me. Dizem que é capacidade de gestão...