quinta-feira, outubro 10

O número de sócios e a precisão jornalística

Há um pasquim que na sua página online afirma convictamente que o BENFICA é o segundo clube do mundo com mais sócios.



Esse mesmo pasquim faz até uma tabela com o top-10 dos clubes com mais sócios, baseado num estudo de uma agência qualquer.
A questão aqui não é se o SLB é o segundo clube do mundo com mais sócios ou se é o décimo segundo.
O que está em causa é um pasquim apresentar determinado número de sócios, argumentando que é conforme o tal estudo da tal agência, sem sequer tentar ser mais preciso se esse número está correcto.
Se o jornalismo em Portugal não fosse o esterco que é, o pasquim que apresentasse resultados dum estudo de uma agência, iria confrontá-los com os números do próprio clube, e por uma questão de precisão e de honestidade, apresentariam na mesma página ambos os números.
Mas como o jornalismo em Portugal é o esterco que é, têm que ser os blogues e as redes sociais a fazerem o trabalho que o esterco devia fazer:


Depois quem lesse a notícia acreditaria no que quisesse, ou num estudo duma agência, ou no Relatório e Contas do Clube em causa, mas por uma questão de precisão (e honestidade) deveriam aparecer ambos os números.

E por falar no esterco que é o jornalismo no nosso país, eu como não tenho visto notícias recentes e actualizadas sobre a agressão (e suas consequências) da escumalha corrupta ao presidente da associação de futebol de Lisboa, encontrei uma logo dos dias seguintes, e que é uma delícia da forma como o futebol em Portugal funciona:


Com que então não vale a pena... típico de quem protege corruptos: não vale a pena relatar as agressões, assim como não vale a pena relatar os roubos dos árbitros, as intimidações, as ameaças, etc... por estas e por outras é que o futebol corrupto do porto não vale uma merda.