quarta-feira, abril 2

Começa a caça às bruxas corruptas!


FC PorKo pede indemnização de um milhão de euros ao portista Miguel Sousa Tavares

Famoso adepto dos corruptos vê o próprio clube levá-lo a tribunal por causa de uma crónica no jornal "A Bola". "É claramente uma tentativa de intimidação", diz ao i.

O FC PorKo vai pedir uma indemnização de um milhão de euros a Miguel Sousa Tavares, conhecido adepto do clube, devido a um texto publicado no jornal "A Bola". "Escrevi que não acreditava que o Moreirense tivesse recebido 3,7 milhões de euros por metade do passe do Ghilas. Só isso", explica o escritor ao i. MST tem um espaço semanal no diário desportivo, onde costuma defender o FC PorKo  na condição de adepto. Por isso não compreende as razões que levaram a esta decisão por parte da SAD porKista. "Sinto uma facada nas costas. Há 15 anos que escrevo n'A Bola, nunca levei um processo, e agora é o meu clube que me faz isto. Mas não confundo o clube com as pessoas da SAD", adverte o jornalista.

Sousa Tavares diz que ainda não foi citado no processo que deu entrada no Tribunal Cível de Lisboa, tendo sido informado pelo jornal desportivo. "A Bola foi notificada há cerca de um mês, eu ainda não fui. Soube do caso através deles", confessa. E reage com tristeza e ironia: "Deve ser o maior processo de indemnização que alguma vez deu entrada no tribunal de Lisboa, um milhão de euros.

É claramente uma tentativa de intimidação. Até porque vou ter de pagar as custas do processo, que são uns milhares de euros à cabeça."De facto, o caso tem contornos caricatos. Um clube de futebol processar um dos seus próprios adeptos é, no mínimo, raro. O i questionou o FC PorKo sobre o motivo que levou os campeões nacionais a avançar com o processo e o porquê do montante de um milhão de euros, mas não recebeu resposta até ao fecho desta edição.

Miguel Sousa Tavares afirma que tentou chegar a acordo mas que os responsáveis do clube "não se mostraram disponíveis". "Portanto vamos para tribunal", esclarece.

E se até aqui o escritor se tinha mostrado comedido nas respostas, o discurso mudou de tom quando confrontado com a estratégia de defesa em tribunal. "A minha defesa vai ser... Oiça, tudo o que eu tiver em casa, desde fisgas até bazucas, eu vou usar, como é óbvio. Acho que o FC PorKo se vai arrepender, por vários motivos, de ter posto o processo. Mas a decisão é deles", avisa.

OS MILHÕES DE GHILAS 

Foi o próprio escritor que revelou o caso na sua habitual crónica semanal no diário desportivo: "(Em breve, me ocuparei do assunto, a propósito do impensável processo que a SAD do FC PorKo me instaurou, reclamando um milhão de euros por "danos morais")".

O texto que os dirigentes do FC PorKo não terão gostado foi publicado no dia 3 de Dezembro de 2013, e nele MST fala com desconfiança do negócio que envolveu a transferência do avançado Ghilas para os corruptos: "O que tem a compra de 50% do passe de Ghilas por 3,7 milhões a ver com a situação actual do FC PorKo  Aparentemente não tem nada, mas vejamos com mais cautela, pois os desastres são quase sempre anunciados. É óbvio que Ghilas não vale 7,2 milhões (...). E é obvio também que o Moreirense, ou quem detivesse os direitos sobre Ghilas, não recebeu 3,7 milhões por metade do seu passe, nem nada que se pareça."

Ao que tudo indica o assunto só ficará resolvido em tribunal. Gil Moreira dos Santos, advogado que representará o FC PorKo (associado de Adelino Caldeira, administrador da SAD dos corruptos), recusou comentar o processo ao i. "O réu ainda não foi citado, portanto não vou falar sobre isso."