segunda-feira, julho 6

Como chegou o IMBULA?

20 milhões dizem eles. Mas como é que um clube português tem capacidade para pagar 20 milhões por um jogador?

Meus caros, não se enganem. O pai dele já disse que a Doyen que se chegou à frente. É claro que a Doyen e o Antero SPDE Clube já negaram. Se não negassem iam contra as regras que proíbem a posse de parte dos passes por parte de terceiros (fundos).

Então como é que eles fizeram? Muito simples... a Doyen (ou alguma empresa amiga, que se pode chamar "For Gool Co Ltd.") empresta dinheiro com uma taxa de juro que não é fixa, nem é calculada da forma tradicional. Usam uma taxa de juro que é "variável em função do preço e condições de uma futura alienação dos direitos económicos do jogador".

Portanto... imaginem que eles emprestam metade dos 20 milhões da transferência e que daqui a 2 ou 3 anos, o jogador é vendido por 30 milhões... O total de juros será então de 5 milhões, metade do lucro. Basicamente é uma forma mascarada de continuar a usar dinheiro de fundos.

E se acham que eu estou a imaginar coisas, isto foi o que os corruptos fizeram quando se viram à rasca no 3º trimestre da última época. Em vez de vender parte do passe do Herrera, fizeram uma negociata destas (vejam as informações aqui):



O interessante é que esta For Gool Co Ltd. é uma empresa que esteve em processo de encerramento de actividades já durante este ano. Estranho que uma empresa empreste 5 milhões de euros nesta situação. (ver aqui)

Será que a FIFA vai investigar isto?